Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Tutorial Sanando problemas de reprodução no XBMC
#1
Light Bulb Off 

Como sanar problemas de áudio e vídeo no XBMC Frodo e Gotham

Se você tiver problemas com bitstreaming ou decodificação de áudio via XBMC a partir da versão 12 Frodo ou 13 Gotham, por favor, verifique as dicas abaixo para tentar estabelecer qual o problema e depois corrigir.

XBMC Frodo (versão 12) e seu sucessor Gotham (versão 13) introduziram um novo subsistema de áudio chamado Audioengine, com uma melhor qualidade de áudio, e suporte aos formatos de áudios HD, mas quando você faz upgrade de versões anteriores do XBMC (Eden/Dharma), poderá ter problemas que precisam ser solucionados.

PARTE 1 - COMO CONFIGURAR

Para ter áudio de excelente qualidade use WASAPI.

Se estiver usando HDMI para áudio, este deve idealmente ser conectado diretamente ao seu AVR (receiver), então o caminho do sinal é

XBMC HTPC -> AVR -> TV

Tente Evitar

XBMC HTPC -> TV -> AVR

Se você não obtém nenhum áudio, então tente as seguintes configurações de áudio XBMC

Saída de Áudio: Analógica
Configurar alto-falantes: 2.0
Saída de áudio: Directsound

Com isto deverá obter áudio, e uma vez que você consiga, você pode partir para obter 5.1

PARTE 2 - PROBLEMAS CONHECIDOS

Problemas típicos introduzidos pelo configurações incorretas de áudio

Sem Áudio
vídeo enroscando, instável e/ou irregular
Sem áudio HD ou DTM-MA áudio ou áudio TruedHD
Ao reproduzir vídeos, existe uma lentidão percebidas nos frames
WASAPI distorções ou ruídos (Veja Seção 7)
Volume baixo em PCM ou quando transcodificando (veja Seção 7)

PARTE 3 - SANANDO PROBLEMAS

Seção 1. Especificidades por fabricantes (Analógico / SPDIF / HDMI)

Nvidia - Somente se conhece problemas no HDMI EDID, que deve ser substituído.

Intel - Para suportar Áudio HD (TrueHD e DTS-HD MA) no Windows, o driver de interface Intel Management Engine Interface deve estar instalado, é esse driver que fornece o DRM HDCP necessário para os formatos de áudio HD funcionarem. Se esse driver não estiver instalado, então os formatos HD vão estar ausentes da guia de formatos suportados.

ATI/AMD - Se optar por usar o modo WASAPI, não use os drivers Realtek HD Audio, eles devem ser desinstalados por completo, no entanto caso opte do usá-lo sete o modo Direct, nas saídas de áudio, tal drive funcionará corretamente. A incompatibilidade existe quando se seleciona o modo WASAPI.

Removendo drivers Realtek High Definition Audio

Tente evitar o uso deste drive se possível, se você usar tais drivers via SPDIF, então você poderá também ter problemas na obtenção de áudio via WASAPI e assim você deve optar por usar o DirectSound. Se o driver Realtek está sendo usado para HDMI, no caso de uma saída de HDMI AMD / ATI então remova-o completamente.

Se a qualquer momento você já usou os drivers Realtek em seu sistema, por favor, siga os passos abaixo, mesmo se você achar que tenha removido tais drivers da Realtek:

Remova Realtek High Definition Audio Driver usando programas e recursos.
Garanta que todos os arquivos foram apagados do disco rígido, procure pela pasta c:\Arquivos de programas\realtek e se ainda houver conteúdo após usar o desinstalador, delete o diretório realtek.


Seção 2. Verificar ajustes de modo exclusivo (SPDIF/HDMI)

Sons -> Reprodução -> Dispositivos de Áudio -> Propriedades -> Avançado

WASAPI no XBMC roda em modo exclusivo, então tenha certeza que as 2 opções lá presentes estejam devidamente marcadas, isto na aba avançada, nas configurações do reprodutor de áudio do Windows.

[Image: Output_Properties_-_Advanced.jpg]


Seção 3. Formatos Suportados (SPDIF/HDMI)

Sons -> Reprodução -> Dispositivos de Áudio -> Propriedades -> Formatos Suportados

Verifique também o que é relatado na guia Formatos suportados, isso vai lhe dizer quais os formatos de áudio seu hardware suporta. Se existirem formatos de áudio ausentes nesta guia, então eles não serão reproduzidos no XBMC, este deve ser primeiro corrigido via sistema operacional.

[Image: Output_Properties_-_Supported_Formats.jpg]

Se tiver formatos ausentes com uso via HDMI, as causas podem ser:

i. Problemas AVR (Somente HDMI)

Os AVRs atuais que possuem HDMI, normalmente suportam CEC (diferentes fabricantes têm seus próprios nomes para isso). Se os dispositivos de reprodução no Windows reportar o AVR, então ok, se entretanto ele informar o nome da TV, isso é indício de que algo não está certo.

Certifique-se de que toda a configuração foi feita com o AVR ativo e conectado ao PC, para que o Windows possa detectar corretamente a AVR,

Para Onkyo:

In Hardware Setup -> HDMI
Audio TV Out - Off
HDMI Control (RIHD) - Off
Power Control - Off
TV Control - Off

Para Yamaha:

HDMI Control - Off
Audio Output - AMP

ii. Problemas EDID (Somente HDMI)

Se você estiver usando HDMI, então as propriedades do AVR é relatado para o Windows através de uma comunicação através de HDMI conhecido como HDMI Handshaking, este é um processo de comunicação bilateral via EDID. Às vezes, esse processo não é realizado corretamente, mesmo que o hardware suporte os formatos necessários, se a informação EDID não se der apropriadamente, você terá problemas. Quando isso acontecer, você precisa providenciar a substituição do EDID, para saber mais sobre este assunto, consulte os seguintes tópicos no AVSForum:

http://www.avsforum.com/t/1227161/edid-o...-ati-5xxxs

http://www.avsforum.com/t/1091403/edid-override-thread

iii. Problemas com Drivers (SPDIF/HDMI)

Tenha certeza que esteja usando drivers do fabricante e não drivers fornecido pela Microsoft mesmo os obtidos via Windows Update, sempre efetue o download manualmente dos drivers corretos nos sites da AMD/Intel/Nvidia e instale-os manualmente. E se possuir drivers da Realtek, procure desinstalar, eles geram conflitos.

Seção 4. Verificando os Ajustes de Áudio no XBMC (Analógico/SPDIF/HDMI)

Ajustes -> Sistema-> Saídas de Áudio
Para obter melhor qualidade de áudio sete sempre WASAPI, contudo se problemas aparecerem siga os seguintes procedimentos:

[i] Sete saída de áudio para analófica. isto vai forçar o XBMC a decodificar todos os áudios para PCM. Se você estiver usando SPDIF ou HDMI este teste pode mostrar que seu sistema está encaminhando áudio para seu AVR corretamente, mesmo o processo de decodificação sendo efetuado pelo XBMC.

[ii.] Se tudo funciona com êxito com saída de áudio analógica, altere o dispositivo de saída de áudio para SPDIF ou HDMI e selecione nos dispositivos de saídas de áudio e dispositivo de saída passthrough a opção Directsound, note que no XBMC Directsound não suporta áudio hd via passthrough. Se tudo for bem sucedido, passe para o próximo passo.

[iii.] Sete saídas de áudios agora para WASAPI, caso esteja usando SPDIF ou HDMI para envio de áudio. Lembrando de desmarcar os formatos que seu receiver não decodifica como DTS-MA por exemplo, isto irá forçar o XBMC a decodificar similar aos ajustes analógicos, então passará este formato a ser enviado via LPCM (decodificado pelo XBMC). Se tudo funcionar ok, parabéns.

NOTA IMPORTANTE:- Sempre verifique os formatos suportados de áudio pelo seu receiver, e sete adequadamente, ou terá não somente problemas de áudio, como muitos problemas na parte de vídeo, perda de frames, lentidão, engasgos, são sintomas clássicos de áudio mal configurado.

Seção 5. Verificando os ajustes de Vídeo no XBMC

Sistema -> Vídeo -> Reprodução (Analógica/SPDIF/HDMI)

NOTA IMPORTANTE:- Estas alterações são somente para efeitos de testes na tentativa de eliminar possíveis problemas, em circunstâncias de funcionamento normal, estes procedimentos não precisam ser seguidos. Se o teste com essas configurações não mostrar nenhuma diferença, então eles podem ser configurados de volta para os valores padrões.

Desative Aceleração por hardware DXVA2 e selecione método de renderização para Software

Tenha certeza que a opção Ajustar taxa de atualização da tela para a mesma do vídeo deve estar setada como desligado (No modo WASAPI, ele pode causar interferências no stream de áudio)

Sistema -> Vídeo -> Saída de Vídeo

Tenha certeza que a opção "Usar janela maximizada ao invés de tela cheia" esteja desativada.

Seção 6. Problemas no guisettings.xml issue (Analógico/SPDIF/HDMI)

Se você atualizou o XBMC vindo de alguma versão anterior, então seus problemas podem estar no guisettings.xml.

Tal arquivo guissttings.xml se encontra na pasta userdata. (usuário/seunome/appdata/roaming/xbmc/userdata)

i. Com o XBMC desativado renomeie o arquivo guisettings.xml para algo como old-guisettings.xml, isto é um procedimento de backup, para caso queira retornar ao momento anterior as novas alterações.

ii. Ao abrir o XBMC ele criará um novo arquivo guisettings.xml, onde você deverá reconfigurá-lo.

Nota - Atenção este procedimento vai deixar o XBMC como quando instalado pela primeira vez, necessário reconfigurar o XBMC em si, addons e ajustes da skin.

Seção 7. Volume Reduzido em áudio PCM comparado aos enviados via passthrough (Analógico/SPDIF/HDMI)

Existe um problema com a interface gráfica do XBMC que não reporta corretamente os ajustes de volume, isto pode causar problemas quando o XBMC manipular dados PCM

Na sua pasta Userdata, abra seu arquivo guisettings.xml e procure pelo seguinte:

Code:
<audio>
    <mute>false</mute>
    <fvolumelevel>1.000000</fvolumelevel>
</audio>

Se fvolumelevel for diferente que 1.000000 então edite o arquivo xml, acertando tal valor, em seguida salve o arquivo.


Nota - Formatos Passthrough, tais como DTS ou DD não são afetados, este problema só se aplica quando o áudio é decodificado para PCM, ex MP3, FLAC. Esse problema também ocorre quando da transcodificação de formatos para LPCM.

Seção 8. Reportando problemas no fórum

Descreva problema incluindo hardware que você usa para audio, o tipo de conexão SPDIF/HDMI/Analog, e como o áudio é encaminhado do HTPC para o AVR ou TV

Poste imagens das seguintes janelas do windows:

Lista de dispositivos de áudio, encontrado em Sons -> Reprodução
Janela de áudios suportados Sons -> Reprodução -> Dispositivo de áudio -> Propriedades -> Formatos suportados
Janela avançada, encontrada em Sons -> Reprodução -> Dispositivo de áudio -> Propriedades -> Avançado

Poste um debug log, veja http://wiki.xbmc.org/index.php?title=Log_file

i. Ativando o logging.
ii. Encerre o XBMC então reinicie-o (Isto irá criar um novo arquivo de log).
iii. Tente reproduzir alguma coisa
iv. Poste o log para os sites de pastebin.

Então você pode iniciar novamente o XBMC e desativar o log se desejar.

Tutorial baseado no efetuado pelo membro do time do XBMC.org, jjd-uk (todos os créditos para ele, tradução livre de minha autoria).
Post original: http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=146911

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#2
Sinal Aviso 

Excelente Wanilton. Vou reler mais vezes para decorar, mas ao que entendi, tudo perfeito em meu sistema.
Obrigado pelo belo tutorial.
Reply
#3
Sinal Aviso 

Gostei muito. Tenho enfrentado problemas com som HD.

Vou testar.

Parabens. Muito bem feito.
Reply
#4
Sinal Aviso 

Finalmente meu xbmc tá funcionando com audio 7.1 hd, antes só conseguia no powerdvd.

Precisei deletar o realtek audio hd e colocar o xbmc em wasapi. Não precisei fazer aquelas alterações sugeridas para o avr onkyo.

Como meu xbmc estava configurado para aparecer só as configurações básicas, demorei um pouco pra achar o wasapi Pitiful
Reply
#5
Sinal Aviso 

(13/03/2013, 19:57)Wanilton Wrote:  Sistema -> Vídeo -> Reprodução (Analógica/SPDIF/HDMI)

NOTA IMPORTANTE:- Estas alterações são somente para efeitos de testes na tentativa de eliminar possíveis problemas, em circunstâncias de funcionamento normal, estes procedimentos não precisam ser seguidos. Se o teste com essas configurações não mostrar nenhuma diferença, então eles podem ser configurados de volta para os valores padrões.

Desative Aceleração por hardware DXVA2 e selecione método de renderização para Software

Tenha certeza que a opção Ajustar taxa de atualização da tela para a mesma do vídeo deve estar setada como desligado (No modo WASAPI, ele pode causar interferências no stream de áudio)

Bom dia pessoal, tenho o xbmc 13.1 versão padrão, e gostaria de saber como é possível colocar as definições de video para executar pela placa de video, pois aqui na opcão de video não percebo tal opção.
Essas opções relatadas acima pelo amigo Wanilton não estão disponíveis no meu xbmc, aí fica minha dúvida, tem como ativar essas opções ou somente na versão custom??
Reply
#6

@rafarufus, se quer desprezar os ajustes de reprodução do player e usar os da placa de vídeo, então isto é algo feito no programa gerenciador da placa, um exemplo AMD, é feito no Catalyst Control Center, conforme podes ver na imagem:

[Image: YUrPaL3.png]

Quanto a não estar presente determinados ajustes, é provável que seus ajustes estejam apenas oculto, já que na gotham existem níveis nos ajustes, padrão, avançado, expert...

Para alternar depende de qual skin está utilizando, na Ace e MQ5, é preciso entrar em alguma área dos ajustes, e pressionar seta para esquerda, e depois alternar de padrão para expert. Na confluence o botão fica no rodapé de cada tela de ajuste.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#7

Obrigado Wanilton, como sempre muito atencioso e prestativo.
Reply
#8

Tenho percebido uma certa lentidão nos vídeos, uso uma placa AMD vou tentar as configurações acima
Reply
#9

Boa tarde a todos colegas,

Depois de um período sem utilizar o Kodi, estou retornando, porém estou tendo dificuldade em obter Áudio HD Passthrough, formatos "não HD" funcionam perfeitamente! Os formatos HD, fica "Multi IN" no Receiver.

Nas configurações de som do Windows, em "Formatos Aceitos", constam os formatos HD, e reproduzindo um Filme pelo Media Player Classic o Passthrough funciona perfeitamente (inclusive com os áudios em HD), portanto, entendo que o problema seja no Kodi!

Já setei as saídas de som em Wasapi, configurei modo exclusivo, tela cheia... e tudo mais que consta por aqui.

Lembro que antigamente existia um "modo de configuração avançado" no Kodi, isso ainda existe? não estou encontrando!

Nas configurações de áudio não aparecem os formatos para "marcar e desmarcar", apenas ativar Passthrough ou não!

Alguma dica?

Desde já, obrigado!
Reply
#10

@Schao.gs

Tem que trocar que o nível de ajuste esteja em experto. MQ ajustes, entre sistemas e pressione seta para esquerda, altere pressionando enter sobre básico. Agora ative passtrough e os modos de áudio,

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
[-] The following 1 user says Thank You to Wanilton for this post:
  • Schao.gs
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)