Media Brazil Forum
Dicas / Tips Codec H265 - HEVC - Printable Version

+- Media Brazil Forum (https://www.xbmcbrasil.net)
+-- Forum: KODI Tutoriais e Vídeo Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=308)
+--- Forum: Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=42)
+--- Thread: Dicas / Tips Codec H265 - HEVC (/showthread.php?tid=1611)

Pages: 1 2


Codec H265 - HEVC - Wanilton - 30/01/2014

Como muitos devem saber, existem vídeos sendo encondados com o novo codec H265, que está ok no FFmpeg 2.1, no entanto o XBMC Gotham usa FFmpeg 1.2. Resultado vocês terão áudio, mas não terão vídeo (tela preta), isto é um alerta, para que evitem o uso destes arquivos, ou usem outro reprodutor como o VLC, para executá-los.

Iniciaram alguns testes para atualização do FFmpeg no XBMC, mas não creio que virá algo para versão gotham (em desenvolvimento), quem sabe para o início da geração 14.


RE: Codec H265 - HEVC - Wanilton - 15/02/2014

Nova versão gotham custom plus, agora com novos codecs ffmpeg 2.2, com suporte ao formato H265 (vulgo x265). No entanto a versão oficial da gotham continua com codecs 1.2, e sem suporte, teremos as 2 versões disponíveis até a incorporação do novo codec no core da próxima geração do XBMC Helix.

Imagem do formato HEVC, também chamado de h-265, sendo reproduzido na nova versão customizada do fórum.

[Image: 0tIl0OY.jpg]

HEVC = High Efficiency Video Coding


RE: Codec H265 - HEVC - the_ripper - 29/03/2014

Wanilton

Boa tarde é possivel postar uma versão para openelec já com o novo codec(HEVC).
Eu sei que é experimental, mas é só para ver como funciona no meu pc.

ps: estou só a fazer o pedido visto não saber trabalhar com github.

Obrigado, pelo excelente trabalho que têm feito.
:ok


RE: Codec H265 - HEVC - Wanilton - 29/03/2014

@the_ripper, só disponibilizo para plataforma windows, e já são 4 versões para manter (1 frodo e 3 gotham distintas), inviável fazer algo assim, ao menos neste momento. E grato pelo elogio, motivador.


RE: Codec H265 - HEVC - the_ripper - 29/03/2014

Obrigado pela resposta.
Onde posso encontrar a versão Windows, para testar.


RE: Codec H265 - HEVC - Wanilton - 29/03/2014

@the_ripper, tais versões são exclusivas para para os doadores do fórum, botão para doar (paypal, moip e pagseguro) na página inicial do fórum, acima do chat público. Daí passas a ter acesso área vip, suporte remoto e arquivos exclusivos no google drive.


RE: Codec H265 - HEVC - the_ripper - 29/03/2014

Ok.
Vou ver se consigo fazer 1 doação então.
:ok


RE: Codec H265 - HEVC - artgenone - 30/03/2014

Olá
Gostaria de frisar que a versão h265 está iniciando agora.
Eu por exemplo não vi nenhum filme codificado em h265 a maioria dos filmes são codificados em h264 "geralmente em mkv e mp4", e o avc "o que o bluray usa".
Mas o que muda no h265?
Hoje h264 é a tecnologia de vídeo mais utilizada no mercado e se encontra na sua tv por assinatura, no youtube, streaming de video e até mesmo seu smartphone. O h265 passa vídeos até 30% mais leve do que o h264 que será ótimo para diminuir o consumo do hardware, tecnologia futura para tv digital 4k, mas eu não conheço nenhum hardware que consiga tirar aproveito dessa nova tecnologia.
Em um futuro próximo quando os televisores 4k (uma tecnologia nova onde os televisores são caríssimos e existem poucos vídeos para tecnologia) ou até mesmo o futuro televisor 8k (Previsão de lançamento segundo semestre de 2014) estiverem no mercado e o fullhd (conhecido também como full hdtv) estiver obsoleto o h265 estará em todos lugares como tv digital, youtube, streaming, smartphone, etc.
Uma dica é que no momento não precisa se preocupar com isso, já que são raríssimos vídeos com essa tecnologia e se você encodar um vídeo em h265 sua placa de vídeo não sentirá a diferença do formato h264.

Segue abaixo a diferença dos televisores em pixels.
[Image: 4k%208k%20uhdtv%20uhd.jpg]
Espero ter ajudado a todos com suas dúvidas.

Nota: Isso não é motivo para não contribuir com o site, já que o mesmo depende das suas doações para o funcionamento do mesmo.


RE: Codec H265 - HEVC - Wanilton - 30/03/2014

@artgenone, só para esclarecer o formato foi aprovado em abril de 2013, no entanto o desenvolvimento começou para valer, em janeiro de 2014, e está muito avançado, leia sobre o potencial do x265, nas palavras de quem desenvolve.

March 20th
"As x264 is the gold standard for production video encoders, and as we are porting and adapting x264 features into x265, we run extensive tests comparing the visual quality of x265 against x264 at the same bit rate. From an objective standpoint, x265 produces rate distortion curves that are substantially better (either with PSNR or SSIM) at any constrained bit rate. But the only thing that really matters is subjective visual quality. From a subjective standpoint, in our tests x265 produces better visual quality in the vast majority of test sequences. HEVC is especially stronger with respect to temporal noise. We're still working hard to fine-tune the encoding algorithms under all of the most challenging conditions (high motion with high detail at low bit rates), and we're still working to implement some x264 features like psy-rd.

So, the quick answer is - try it. Run x264 and x265 on the same clips at the same bit rate, play the video back and see what you think.

We've come a long way, but we're not done. You can expect a number of improvements that are focused on visual quality in the coming weeks.

"x265 is ready to license today. We have been reaching licensing agreements with leading video hardware, software and service providers for many months.


We will reach the 0.9 tag in the next couple of weeks. I don't expect to hit the 1.0 milestone until late April, but this is just a number. Most of the key HEVC encoding features are already implemented in x265 (v0.8). As we continue our work it will just keep getting better with respect to features, performance and encoding efficiency (visual quality at a given bit rate).

Tom"

Very interesting developments with more to come by next month. It's an exciting time we live in where advancements move so quickly.

Lembre-se que existem ferramentas para reencodar os vídeos neste novo formato, ótimo para começar a digitalizar sua própria coleção.

Por fim isto de x265 é apenas um dos muitos benefícios de se usar codecs atualizados, afinal tem suporte para o rival vp9 do google também, além de inúmeros aprimoramentos para x264.

Review sobre os 2 formatos novos, explicando x265 x VP9:
http://www.trustedreviews.com/opinions/h-265-vs-vp9-4k-video-codes-explained

Quanto a doações, elas são válidas como forma de reconhecer o que fazemos, afinal dispomos de boa parte de nossos tempos, 7 dias por semana, para trazermos o que existe de mais atual embarcado em nossas versões customizadas, afora o desenvolvimento das skins pelos Marcos e das ferramentas do Macedo. E Para elucidar, o Macedo, abriu mão de sua parte temporariamente, e hoje o valor é rateado 50% para o fórum e 50% para o MarcosQui, isto viabilizou nossa existência, afinal os membros donantes não chegam a 60 (referência março de 2014) de um universo de mais de 4000. Ao Macedo, parceiro de toda hora, que sabe a importância do que fazemos aqui, fica nosso eterno agradecimento, antes de tudo um amigo, esperamos que os números melhorem, e que possamos voltar a distribuir as doações em 3 partes como antes.


RE: Codec H265 - HEVC - soujirouseta - 31/03/2014

(30/03/2014, 19:06)artgenone Wrote:  Olá
Gostaria de frisar que a versão h265 está iniciando agora.
Eu por exemplo não vi nenhum filme codificado em h265 a maioria dos filmes são codificados em h264 "geralmente em mkv e mp4", e o avc "o que o bluray usa".
Mas o que muda no h265?
Hoje h264 é a tecnologia de vídeo mais utilizada no mercado e se encontra na sua tv por assinatura, no youtube, streaming de video e até mesmo seu smartphone. O h265 passa vídeos até 30% mais leve do que o h264 que será ótimo para diminuir o consumo do hardware, tecnologia futura para tv digital 4k, mas eu não conheço nenhum hardware que consiga tirar aproveito dessa nova tecnologia.
Em um futuro próximo quando os televisores 4k (uma tecnologia nova onde os televisores são caríssimos e existem poucos vídeos para tecnologia) ou até mesmo o futuro televisor 8k (Previsão de lançamento segundo semestre de 2014) estiverem no mercado e o fullhd (conhecido também como full hdtv) estiver obsoleto o h265 estará em todos lugares como tv digital, youtube, streaming, smartphone, etc.
Uma dica é que no momento não precisa se preocupar com isso, já que são raríssimos vídeos com essa tecnologia e se você encodar um vídeo em h265 sua placa de vídeo não sentirá a diferença do formato h264.

Segue abaixo a diferença dos televisores em pixels.
[Image: 4k%208k%20uhdtv%20uhd.jpg]
Espero ter ajudado a todos com suas dúvidas.

Nota: Isso não é motivo para não contribuir com o site, já que o mesmo depende das suas doações para o funcionamento do mesmo.

Com todo o respeito, discordo.
No teste que fiz em casa, utilizando o filme Thor, a diferença principalmente na parte do audio, foi gritante, batendo até puros arquivos de BD (ISO e M2TS)

Pra mim vale a pena sim, placa de video de 130 reais.

Abraço!


RE: Codec H265 - HEVC - renaldo.alves - 05/02/2015

Tenho notado recentemente muitos arquivos no formato x265, com tamanhos absurdamentes pequenos.!


RE: Codec H265 - HEVC - ramonbn - 09/02/2015

Estou ansioso no aguardo do suporte no raspberry. Favoritando este tópico


RE: Codec H265 - HEVC - MegaCarnac - 18/09/2015

Eu queria saber sobre o Codec H265 - HEVC, como está indo seu desenvolvimento, quando começaremos usufruir dessa tecnologia. O que eu tenho notado é que a qualidade dos vídeos tem aumentado e o seu tamanho também. Pois recentemente, comecei a me preocupar com espaço em meus HD's e realmente estou ficando sem espaço, arquivos imensos e gigantesco pra só 45 minutos de vídeo é um absurdo. Não vejo na net muitos vídeos com esse codec são muito poucos, então pessoal qual a sua opinião? Bemused :procurar


RE: Codec H265 - HEVC - homecine - 18/09/2015

Já tem muito conteúdo no formato x265 e o tamanho é sempre menor que o x264 e a qualidade, maior.


RE: Codec H265 - HEVC - Wanilton - 18/09/2015

Leve em conta que a decodificação por hardware só foi implementada na Jarvis, via ffmpeg 2.8.0.  Até então era por software ou hibrida (cpu/gpu)

Quem usa openelec ou mesmo linux, já conta com decodificação do HEVC via vaapi, desde que tenha processador braswell (recém lançado).

Since end of August 2015 this ppa and the OpenELEC images provide HEVC decoding support via vaapi. The ffmpeg hwaccel was implemented by Timo Rothenpieler (btbn) and is already part of the new ffmpeg 2.8 branch. It will be released with ffmpeg 2.8. To use hevc-vaapi a Braswell or newer architecture is needed. Haswell and Broadwell and older arches will use the CPU for decoding.

Recomendo leitura deste tópico, para usuários linux ou openelec. Como curiosidade, bacana ver a intel e o time do kodi trabalhando juntos nisto.

http://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=231955&pid=2051115#pid2051115

No windows
Nos drivers mais recentes da Intel HD Graphics (incluso Haswell) oferece HEVC decodificado via DXVA para 8 bits, tem que ver se aguenta com 10 bit, e agora com suporte no ffmpeg 2.8.0, deve rodar  também, por testar.

https://communities.intel.com/thread/59216

aparentemente este é o resumo para quem tem intel

5th Generation (Broadwell) Intel Core Processors with HD graphics 5500, HD graphics 6000, Iris graphics 6100 can do HEVC 10bit and 8bit
4th Generation (Haswell) Intel Core Processors with HD graphics 5000/4600/4400, Iris graphics 5100, Iris Pro graphics 5200 can do HEVC 8bit

ainda tem nvidia e a amd, que não busquei detalhes.

Obs: Que o tamanho é menor fato, que a qualidade é melhor, depende de cada arquivo, existe uma melhor eficiência na compressão no x265, mas não dá para generalizar.

Eis alguns vídeos que podem ser usados para testes, sem problemas com direitos autorais:

http://www.libde265.org/downloads-videos/

e aqui um tópico de avaliação (software, hibrido (gpu e cpu) e hardware)):

http://forum.doom9.org/showthread.php?p=1694697

O que todos querem é ver rodar hevc 10 bit com 60fps.