Media Brazil Forum
Dicas / Tips Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - Printable Version

+- Media Brazil Forum (https://www.xbmcbrasil.net)
+-- Forum: KODI Tutoriais e Vídeo Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=308)
+--- Forum: Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=42)
+--- Thread: Dicas / Tips Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace (/showthread.php?tid=550)

Pages: 1 2


Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - homecine - 01/04/2013

Olá a todos,

O MarcosQui lançou a versão 1.3.1 da skin Ace e com ela veio um recurso muito bacana para a exibição de conjuntos de filmes.

Trata-se de um fantástico recurso agora nativo na Ace, que cria as coletãneas (coleções, conjuntos, sets, sagas) de filmes continuados, no estilo Matrix, Rambo e tantos outros filmes seriados. Dessa forma, os filmes pertencentes a uma coleção ficam todos agrupados. Você abre a coleção Rambo e a partir dela vê todos os filmes da série, com seus posteres, fanarts, sinopses e demais informações, ou seja, a partir da tela de coletâneas, a navegação é exatamente igual como a navegação nas coleções de filmes.

As coletâneas agora são exibidas ativando a vista Sets e administradas sem a necessidade de qualquer addon, como o MovieSets (quanto menos add-ons melhor) e ficou muito legal o layout desenvolvido.


Vamos conhecer e aplicar ?

Vou iniciar mostrando duas telas para atrair alguns a usar o novo recurso:

Menu de Coletâneas:
[Image: pdQU6bc.png]

Conjunto de filmes da Coletânea:
[Image: zmwrHWO.png]


Como aplicar ?

É muito fácil e rápido. Antes de tudo configure o xbmc para que agrupe os filmes em coletâneas. Para isso, vá em Ajustes > Vídeo > Coleção e sete "Agrupar filmes em Coletâneas-Sets", conforme a imagem a seguir:
[Image: s8BlXmg.png]

Uma vez configurado o xbmc, o ponto de partida é o menu principal. Estando nele, vá para Filmes e desça ao submenu Coletâneas. Veja na imagem abaixo:
[Image: WnM9qif.png]

É pouco provável, mas se acaso não há na coleção nenhuma coletânea, é possível criar coletâneas a partir do menu de contexto, estando em coleção de filmes. Caso já existam coletâneas criadas, a administração de coletâneas via menu de contexto também está disponível a partir da home de coletâneas.
[Image: jZl7bct.png]

Clicando no título da coletânea, o sistema 'esquece' a vista Set e exibe a coletânea na vista selecionada anteriormente, conforme imagem abaixo, que mostra a vista Shelf.
[Image: ZRCjwnS.png]

Ainda, navegando nas coletâneas, o menu de contexto "Administrar Coletâneas"* leva a um novo menu que permite:
* Recurso presente apenas nas versões do XBMC Gotham Custom do XBMC Brasil, versões com codecs internos atualizados, este recurso não está presente oficialmente no master até a presente data.

1. Remover filme da coletânea em foco
2. Adicionar filme para um nova coletânea
3. Adicionar filme para outra coletânea já existente
[Image: rJA2cJB.png]



Com relação ao layout desenvolvido para a home de coletâneas, achei bem elaborada e com as informações pertinentes, tudo relacionado aos fimes da coletânea:
No canto superior esquerdo: Países, Gêneros, Diretores e Estúdios.
Abaixo desse quadro: Sinopses dos filmes na sequência, em scrool.
À direita: Poster da coletânea (não de filme) e o Ìndice das coletâneas.
Na parte inferior: Posteres de todos os filmes da coletânea, com destaque zoom para o filme em foco, com o título do mesmo no rodapé.
Na linha de informações, a quantidade de coletâneas existentes.
[Image: d1XH7Ff.png]

A tela abaixo representa a home de uma coletânea, no exemplo, Velozes e Furiosos, que contém 5 filmes. Essa tela mostra dados do filme em foco (destacado com moldura em zoom) e estes dados são:
Em textos: Ano, Diretor, Gênero, Estúdio, Sinopse, Título do Filme e Quantidade de filmes na coletânea.
Em imagens: Thumb do filme em foco e Posteres de todos os filmes da coletânea
É possível reproduzir o filme em foco a partir dessa tela.
[Image: KtRkfKv.png]

Vale informar ainda que o menu de contexto permite várias ações nas coletâneas, como Editar título da coletânea, Alterar Poster e/ou Fanart, Incluir ou Excluir filmes, Criar ou Excluir coletâneas e algumas outras.

É isso. Espero que seja útil para alguns.


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 01/04/2013

Guga,

Parabéns ! Ótimas explicações !!!

Mas vamos as dúvidas .....

Achei o menu de Coletânea lindo e gostaria de coloca-lo no menu principal. Já tentei por vídeo play list mas ai perco a Vista Sets , que para mim foi um grande diferencial visual desta versão da skin Ace.
O que acha que pode ser feito , video Nodes ?

valeu


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - homecine - 01/04/2013

Adriana,
Legal que gostou e isso é bom porque mostra que pode ser útil a outros amigos.
Olha, já imaginava que seria sim a resposta para a sua pergunta mas preferi consultar o Wanilton para não te passar nada inseguro. Você lembra que o menu coletânea está como submenu de filmes né?
Para ter ele, submenu, como menu principal é possível sim, mas confirma se é realmente isso que deseja, pois veja.
Estando no menu principal em filmes, seta abaixo já leva ao submenu.
Da forma que quer, a navegação também exigiria alguns cliques, talvez até mais, dependendo de onde você partisse.
É só mesmo uma questão de layout ou você não entendeu que Coletâneas é acessado a partir do submenu??


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 01/04/2013

Guga,

Entendi sim ......

Gostaria de te-lo no menu principal porque tenho várias coletâneas e gostaria de ter o acesso pelo menu principal e tb como te falei achei o menu de coletâneas lindo e muito pratico ao mesmo tempo e acho que pela beleza e trabalho que deu ao Marcos faze-lo ele deveria ter destaque para quem quisesse usa-lo no menu principal.

O Marcos me respondeu tb no tópico da Ace , sobre este assunto, olha lá ....

Obrigada


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - homecine - 01/04/2013

Adriana, se realmente é importante ter o Coletâneas como item de menu principal, penso que os passos sejam esses:
1. localize o script e o torne um favorito
2. adicione ao menu principal, customizando um Favorito e indique o script favoritado
3. altere o nome do favorito para o que quiser

Não testei mas estou certo que funcione, inclusive sem perder a vista Sets.


Re: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 01/04/2013

Guga ,

O script ainda não aparece na lista dos addons, o Marcos explicou no tópico da Ace na área vip.

Mas obrigada pela explicação e o caminho para o colocar no menu principal será este que você indicou.
Quando der irei testar porque ficará uma beleza no Menu Principal.

:)

Enviado de meu LG-E612f usando o Tapatalk 2


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - Wanilton - 02/04/2013

@Adriana Passos, como você usa versão custom, o script extended info já está disponível para uso, não precisas fazer mais nada, ele já se encontra instalado em seu htpc. Na próxima versão o script mencionado, já estará traduzido para pt-br.
Agora todas as versões custom do Gotham, contam com suporte nativo para administrar coletâneas.


Re: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 02/04/2013

Wanilton,
Não consegui fazer. O nome do script dos sets é este mesmo?
Como favorito ele abre outras opções de exportar as configurações da skin .
Como addon, ele não executa nenhuma ação.
O que será que estou fazendo de errado?

Enviado de meu LG-E612f usando o Tapatalk 2


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - Wanilton - 02/04/2013

@Adriana, vamos lá o script atual para dados dos sets usado nas coleções e na vista Sets, se chama extendedinfo (já incluso nos addons pré-instalados), as versões Gotham custom já tem o gerenciador de coletâneas (adicionar, remover, mover, criar etc).
Eu creio que seu problema é de outra natureza, você quer por coletânea como item no menu principal, é isto?


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 02/04/2013

(02/04/2013, 17:45)Wanilton Wrote:  @Adriana, vamos lá o script atual para dados dos sets usado nas coleções e na vista Sets, se chama extendedinfo (já incluso nos addons pré-instalados), as versões Gotham custom já tem o gerenciador de coletâneas (adicionar, remover, mover, criar etc).
Eu creio que seu problema é de outra natureza, você quer por coletânea como item no menu principal, é isto?

Wanilton,
Sim é isto que eu gostaria se você possível .... colocar este menu de Coletânea no menu principal.


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - AdrianaPassos - 03/04/2013

Wanilton e Guga ,


Consegui !

:sorrisao

Vou postar um vídeo explicando como .....


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - MarcosQui - 04/04/2013

Parabéns ao Guga pelo tutorial, mas eu vi um erro, e também um problema, e isso vale para todos:

Vocês estão tratando tudo como se todos os usuários tivessem acesso a versão Custom do Wanilton e com isso já tivessem o addon instalado e pronto.
Estamos na área aberta, eu, me colocando no lugar do leitor fiquei um tanto perdido com as explicações e quero esclarecer para quem não tem acesso a versão VIP:

1. É necessário instalar o script Extended Info, disponível somente por download e instalação manual - http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=160558

Após isso você terá acesso as informações das Coletâneas via menu FILMES/submenu coletâneas na skin Ace somente a partir da versão 1.4.0.

2. Para ter as informações relativas às coletâneas também dentro da janela de filmes (exceto pela vista Sets) é necessário ir em Ajustes/Video/Coleção/e ativar a opção Agrupar Filmes em Coletâneas - Sets. Também é necessário o script do passo 1.


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - Wanilton - 04/04/2013

O que o MarcosQui colocou tem fundamento, mesmo tendo uma ressalva no post do Guga, grato por chamar a atenção para este fato da disponibilidade do gerenciador de coletâneas, tal recurso deve entrar muito em breve nas versões nightlies do XBMC Gotham, eu até acredito que venha a ocorrer ainda está semana. Aos que tem acesso a versão custom, tal recurso já está disponível, bem como o script Extended Info. Mas continua sendo necessário ativar em ajustes, vídeos, a opção para usar coletâneas, conforme mencionado pelo Marcos, no post anterior.


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - homecine - 04/04/2013

Obrigado pelo alerta Marcos e realmente tens razão, já que sempre posto com o pensamento de que todos usam a Custom do Wanilton, aliás, no ensejo, recomendo a quem ainda não usa partir para o Xbmc Gotham Custom, by Wanilton, que é um grande facilitador para todos, leigos ou experientes. O Wanilton se desdobra para nos entregar o que há de melhor e é incompreensível, na minha humilde opinião, alguém do forum não usar.
Vou tentar postar pensando como um não usuário da Custom.


RE: Coletâneas, tutorial de uso na skin Ace - Wanilton - 08/04/2013

Fica a informação que a versão atual do XBMC gotham nightlies, já possui o gerenciador de coletâneas integrado.