Media Brazil Forum
Tutorial Organizando Arquivos - Músicas - Printable Version

+- Media Brazil Forum (https://www.xbmcbrasil.net)
+-- Forum: KODI Tutoriais e Vídeo Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=308)
+--- Forum: Tutoriais (https://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=42)
+--- Thread: Tutorial Organizando Arquivos - Músicas (/showthread.php?tid=83)

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 19/03/2014

Olá Pessoal, se alguém puder me ajudar, serei muito grato! A princípio parece que o problema que eu tenho é muito simples, mas eu tenho tentado consertar por várias horas e não funciona!

Eu segui o tutorial e as minhas músicas estão na biblioteca, quando está tocando uma música, o XBMC baixa corretamente o fanart, dados dos artistas, letra das músicas e inclusive o CD roda direito com o cdart.png.

O que eu estou tentando exaustivamente é o mais simples que parece, só gostaria de que aparecesse o fanart quando eu estou navegando pelas músicas.

Eu tenho uma pasta chamada 100 melhores álbuns brasileiros, dentro dessa pasta tenho os artistas e dentro de cada pasta tem os mp3, cdart.png, folder.jpg e fanart.jpg.

Porém o fanart.jpg não funciona!

por exemplo, na pasta chamada:

006 - Jorge Ben - A tábua de Esmeralda\
musica1.mp3,
musica2.mp3, etc...
fanart.jpg
cdart.png
folder.jpg

Tentei sem configurar nada e não funcionou, depois tentei setando o "show artist/album art", também não funcionou.

Na aba "ART" testei todas as opções: Default Fanart, Curtains, Reserve Fanart, Extra Fanart. Também não funciou!

Para ser sincero, eu achei que bastava ter o arquivo fanart.jpg e apareceria ao fundo, mas não deu certo....

Quando instalei o XBMC rodei alguns addons para baixar fanarts, thumbs, etc automaticamente e foram adicionados à biblioteca, por exemplo se eu vou em outra pasta chamada Frank Zappa, aparece corretamente a foto dele ao fundo, sem eu ter feito nada...

Alguém pode me dar uma luz dizendo o que eu fiz errado?

O que eu preciso fazer além de colocar o fanart.jpg junto com os mp3?

Estou usando o Frodo 12.3 + MQ5 (2.0.2)

Obrigado antecipadamente!


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Wanilton - 19/03/2014

@Solteir, você precisa ter uma pasta para cada artista, e nesta pasta vai o fanart, se olhar a imagem do tutorial vai entender, logo e fanart do artista no nível do artista e neste nível também os álbuns, uma pasta para cada um, dentro do nível do álbum o cover e o cdart.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 20/03/2014

(19/03/2014, 22:52)Wanilton Wrote:  @Solteir, você precisa ter uma pasta para cada artista, e nesta pasta vai o fanart, se olhar a imagem do tutorial vai entender, logo e fanart do artista no nível do artista e neste nível também os álbuns, uma pasta para cada um, dentro do nível do álbum o cover e o cdart.

Obrigado Wanilton, acredito que isso seja a causa do meu problema. Eu costumo organizar por estilos, por exemplo:

d:\Musicas\
____\MPB\
____\Rock\
____\Classico\
____\etc..
____\100 melhores álbuns da música brasileira
________\Novos Baianos
________\Caetano
________\Jorge Ben
____________\Musicas.mp3
____________\folder.jpg
____________\cdart.png
____________\fanart.jpg

Então de acordo com sua explicação, não é para funcionar mesmo, correto?

Eu não uso muito o esquema de biblioteca, pois acostumei com a estrutura de pastas, mesmo porque possuo alguns mp3 que eu mesmo rippei há uns 12 anos e não estão tagueados...

Existe alguma outra maneira de forçar o uso do fanart, ou somente mudando a maneira de organizar as pastas? Pergunto pois possuo 3 coletâneas que gosto muito que estejam juntas, uma de 100 melhores álbuns brasileiros, 1001 álbuns mundiais e 100 melhores músicas clássicas, e ter que desfazer essa coleção, ia me causar uma certa tristeza :olouco

Obrigado,


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Wanilton - 20/03/2014

@Solteir, você não precisa alterar, já que não usa o modo coleção, mas deves criar na raiz uma pasta para cada artista, e colocar as artes, mesmo que sem álbuns, isto já vai sanar.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 20/03/2014

(20/03/2014, 11:42)Wanilton Wrote:  @Solteir, você não precisa alterar, já que não usa o modo coleção, mas deves criar na raiz uma pasta para cada artista, e colocar as artes, mesmo que sem álbuns, isto já vai sanar.

Olá Wanilton, obrigado pela ajuda, mas infelizmente não funcionou... Criei uma pasta chamada Jorge Ben na raíz: d:\Musicas\Jorge Ben e nessa pasta coloquei o arquivo fanart.jpg, desse modo:

d:\Musicas\
____\MPB\
____\Rock\
____\Classico\
____\etc..
____\Jorge Ben
____________\fanart.jpg
____\100 melhores álbuns da música brasileira
________\001 - Novos Baianos
________\002 - Caetano
________\003 - Jorge Ben
____________\Musicas.mp3
____________\folder.jpg
____________\cdart.png

Eu achei que a skin usava a tag da música, mas parece-me que usa o nome da pasta e/ou das músicas...

O estranho é que para alguns artistas, isso foi feito automaticamente, mas eu não sei como os scrappers fizeram isso...

Você ou alguém saberia como forçar o fanart.jpg entrar na library?

Obrigado


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Wanilton - 21/03/2014

@Solteir, precisa apenas colocar o arquivo fanart.jpg, dentro da pasta Jorge Ben, só isto. Não confunda com extra-fanarts, estes sim, precisam estar em um sub-diretório.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Luyzk1212 - 21/03/2014

@Solteir Não sei se eh o seu caso, mas aqui eu forço o fanart do artista da seguinte maneira.
No menu vou em musicas, dou um clic para baixo, vou em musicas artistas, dai procuro o artista que quero o fanart aperto I, vou em procurar e na pasta clico no fanart do artista.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 21/03/2014

@Wanilton e @Luyzk1212, muito obrigado pela ajuda!

@Wanilton, definitivamente ter o arquivo fanart.jpg na mesma pasta que as músicas não funciona. Eu instalei do zero um XBMC novo em outro computador e indexei só uma pasta contendo o fanart.jpg, não funcionou. Acredito que até seria uma dica a passar ao Marcos para implementar nas próximas versões. Mas para ser sincero,não sei se isso é parte do kernel ou da skin...

@Luyzk1212, sua solução resolveu meu problema! usando a tecla I e procurando o fanart resolveu, o fanart indexa na library! Inclusive, como teste, eu apaguei o arquivo fanart.tv da pasta e mesmo assim ao navegar pelas músicas, a imagem de background aparecia corretamente!

Mas olha que interessante, ao indexar o fanart no meu HTPC, na mesma pasta do cantor, o arquivo folder.jpg parou de funcionar! Acho que tem alguma coisa errada com a library ou alguma incompatibilidade com algum addon, vou refazer essa instalação, pois no meu outro computador, com uma instalação nova, esse problema não aconteceu.

Agradeço imensamente a ajuda de vocês!


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Wanilton - 21/03/2014

@Solteir, a skin precisa de um nível para o artista (artes dentro desta pasta, logo e fanart por exemplo), e os respectivos álbuns deste artista são subpastas. Quando tens uma estrutura fora de padrão não funciona, é simples assim, salvo se indicar o caminho manualmente, como explicado pelo @Luyzk1212.
Exemplo de uma pasta de artista

[Image: h67dBfq.png]

Exemplo de uma dos álbuns desta artista

[Image: wItVH96.png]

e extrafanarts desta artista

[Image: htM3NTH.png]

E o artista que participa com uma faixa em uma coletânea, e que não tenhamos álbuns, simples só coloque as artes deste artista no devido lugar, como abaixo:

[Image: dQCLUNp.png]

Não faz sentido separar por gêneros, pois o XBMC estando os itens na coleção, vai separar por vários critérios, inclusive por gêneros. Fundamental mesmo é que as músicas tenham sido tagueadas (mp3tag, tagscanner, mediamonkey, musicbrainz picard), enfim tem n ferramentas para isto.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 22/03/2014

@Wanilton, obrigado mais uma vez.

Realmente eu testei seguindo o padrão para as pastas e tudo funcionou conforme esperado. O porém é que para eu separar todas as músicas por artistas, vai atrapalhar um pouco minha logística.

Igual eu expliquei anteriormente, não sei como manter meus 3 conjuntos de pastas que gosto muito:
- 100 melhores álbuns da música brasileira
- 1001 álbuns para ouvir antes de morrer
- 100 melhores músicas clássicas.

Seguir a sugestão do @Luyzk1212 parece ser a única alternativa para mim então, porém notei que as vezes aparecem inconsistências pelo fato de as pastas não estarem todas em uma só raiz. Já aconteceu 2 vezes de quando eu adicionei o fanart.jpg, a biblioteca dá erro e não mostra mais o arquivo folder.jpg. Daí somente apagando os arquivos .db para refazer o banco de dados.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Luyzk1212 - 22/03/2014

@Solteir, esse arquivo que vc. cita como folder.jpg, é o poster do Artista?
Se for, não sei se vc. notou, mas da pra fazer o mesmo processo, que vc. fez
pra forçar o fanart, só que ao invez de vc. apos apertar o I, ir em obter fanart, va em obter icone e na pasta do artista busca a folder.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Marco Starling - 22/03/2014

Infelizmente,

No meu entendimento, não adianta tentar inventar fórmulas mirabolantes para montar a biblioteca de músicas do XBMC.
Tem que seguir criteriosamente a montagem de pastas e arquivos para que tudo seja apresentado corretamente.

Um só local para MUSICAS, pois add-ons e o próprio XBMC usam esta informação como princípio de tudo.

FANART, FOLDER e LOGO são do Artista.
COVER e CDART são do Album.

A única coisa que ainda não ficou clara para mim é como o XBMC interpreta a questão ARTISTA DO ALBÚM. :questionar

EXPLICO COM UM EXEMPLO :
1 - Tenho um Álbun de 2 Artistas, tipo "Joe Bonamassa e Beth Hart"
2 - Coloco este álbum dentro da Pasta do Joe Bonamassa.
3 - Não tenho pasta da Beth Hart
4 - Quando mando o XBMC montar minha Biblioteca, ele monta o Joe Bonamassa com o álbum lá dentro, certinho, porém ...
5 - Mesmo não existindo a pasta da artista Beth Hart ele está colocando a Artista Beth Hart e pior, com FOLDER, FANART e LOGO do Joe Bonamassa !
Detalhe :
6 - No Tag Scaner, no campo Artistas do Álbum, retirei a Beth Hart e deixei só Joe Bonamassa na esperança que resolvesse. Não Resolveu.
7 - Porque o Universal Scraper pega a info do Álbum e lá está a danada da Beth Hart !!! rsrsrsrs.

Interessante que se tenho a pasta dos 2 Artistas, basta colocar o Álbum em 1 só e ele vai também aparecer no outro.

Acredito que este erro ocorra porque não uso o CDart Menager, uso info locais para artistas.
Mas acho que seja uma falha do XBMC montar um artista por conta própria baseado em informações do Álbum sendo que eu setei para Artistas, INFO LOCAL.

Algo por Corrigir.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Wanilton - 22/03/2014

Você tem duas opções para lidar com vários artistas. Você pode separá-los usando '/' (como em Bryan Adams / Rod Stewart / Sting), isto no campo artista do álbum. Ao montar a biblioteca o XBMC vai reconhecer como vários artistas e enviará todos os três para o banco de dados e isto serve também para o artist slideshow. Outra opção é colocar todos os artistas no título da música, como em "The Great Song (feat. Rod Stewart / Sting)." Assumindo que Bryan Adams esta indicado como artista principal, o Artist Slideshow irá analisar os outros dois artistas e adicioná-los como se fossem artista único. Em ambos os casos, o artist slideshow irá apresentar todos os artistas quando reproduzindo o álbum.

Vou testar o exemplo citado por você, e retorno info aqui, logo mais.

PS:
XBMC Gotham Custom Plus, Skin Aeon Mq 5, Windows 8.1
Artistas: Beth Hart & Joe Bonamassa
Álbum: Don´t Explain

imagen 1, tag do álbum em questão

[Image: lmuPm3p.png]

Song title feat. Beth Hart
Artist: Joe Bonamassa & Beth Hart
Album Artist: Joe Bonamassa; Beth Hart

Imagem 2, Diretório com imagens, nfo da artista Beth Hart, sem álbum algum aqui.

[Image: VAY8W2G.png]

Imagem 3, Diretório com imagens e nfo para o artista Joe Bonamassa, álbum aqui, selecionei somente ele para o teste.

[Image: zH8TT3D.png]

Imagem 4. Após usar os scrapers mandando pesquisar por informações somente para o item Beth Hart & Joe Bonamassa, tenho isto

Não coletou os dados da Beth Hart, ficou com os dados do Joe Bonamassa, e fanart ok, com logo ok
[Image: HSNqzrB.jpg]

Imagem 5. Após coleta do artista Joe Bonamassa, ficou ok, no entanto não leu o logo, por ver.
[Image: TfuEqci.jpg]

Imagem 6. Lista de faixas, para o álbum se encontra ok, mostra para ambos os artistas, o que é o correto
[Image: sbfr359.jpg]

NFO File Beth Hart
http://www.files.xbmcbrasil.net/gotham/Beth/artist.nfo

NFO File Joe Bonamassa
http://www.files.xbmcbrasil.net/gotham/Joe/artist.nfo

Artista estou usando o scraper local information only
Álbum estou usando scraper universal Albums

Minha conclusão, é que o XBMC ainda precisa de acerto na rotina de coleta de info local, não testei scrapear pela internet, algo ainda por fazer.


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Solteir - 22/03/2014

(22/03/2014, 09:43)Luyzk1212 Wrote:  @Solteir, esse arquivo que vc. cita como folder.jpg, é o poster do Artista?
Se for, não sei se vc. notou, mas da pra fazer o mesmo processo, que vc. fez
pra forçar o fanart, só que ao invez de vc. apos apertar o I, ir em obter fanart, va em obter icone e na pasta do artista busca a folder.

@Luyzk1212, sim, seria o ícone do álbum que aparece quando navego pelas pastas...

Essa mesma estratégia que você mencionou para o fanart não funciona direito quando eu escolho outra foto de folder.jpg. Realmente o XBMC tem essa maneira de ordenar meio engessada. Tenho a impressão que dá alguma inconsistência no arquivo *.db.

O que eu fiz foi o seguinte: ao escolher o fanart forçando, funcionou ok para todas as tentativas, porém para somente algumas pastas, o folder.jpg parou de funcionar e nem forçando, voltou!

Vou matutar uma maneira de taguear meus álbuns para não perder essa ordenação que eu gosto muito, e vou ter que seguir as dicas do @Wanilton.

Aliás, alguém tem alguma dica? Como eu faço para manter vários álbuns totalmente diferentes linkados por um tag, tipo: "1001 álbuns para ouvir antes de morrer"?

Criar um m3u liga as músicas, e não os álbuns...


RE: Organizando Arquivos - Músicas - Marco Starling - 22/03/2014

@Wanilton,

Entendi o que vc colocou, mas o que eu mencionei foi não ter a pasta da Beth Hart, só a do Joe Bonamassa.
Se tenho pasta dos dois artistas OK.

Veja só ... Hoje montei a discografia do Caetano Veloso.
Lá tem o disco Tropicália junto com Gilberto Gil.
Eu não tenho Pasta do Gilberto Gil ...

Escaneei a coleção e ....
Voalá !!!
[Image: cx966Gg.jpg]
Criou o Nome Gilberto Gil com Folder Fanart e Info do Caetano.

O Pior é que nem Jesus tira esse Gilberto Gil daí .... rsrsrsrsrs
Só apagando o álbum e mandando limpar a coleção.