Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Tutorial Otimizando seu Nano AD10 para a melhor experiência possível usando XBMCbuntu
Sinal Aviso 

Olá pessoal, antes de tudo, gostaria de dizer que estou passando meu AD10 para montar outro HTPC, dessa vez pretendo montar uma torre onde eu possa colocar leitor de bluray interno, será infinitamente maior do que o AD10 no entanto me deixará com margem para o drive de bluray, placa de captura, jogos e outros periféricos que me interessei. Hoje meu AD10 consta com HD de 1tb cheio de conteúdos e com 4gb de ram, no entanto, quando eu fiz esse tutorial e gravei o vídeo, tinha somente 2gb, o que já era mais que suficiente... Qualquer dúvida sobre o tutorial, ou qualquer outra informação, não exitem em falar comigo, qualquer colaboração que vise melhorar o tutorial ou corrigir qualquer falha da minha parte, será sempre bem-vinda.

Gostaria de dizer que, testei todas as configurações possíveis até chegar nessa, todas as versões windows, desde o xp até o 8, todas as distros linux e cheguei a conclusão que nesse aparelho, o que melhor se adaptaria a minha realidade de baixar torrents e ao mesmo tempo poder usar o xbmc de forma bem fluida seria o XBMCbuntu.

Inicialmente você pode achar o tutorial complicado, no entanto, vai ver que eu já deixei tudo mastigado para esse dispositivo, bastando que você tenha muita paciência e parta pra cima.

Primeiro precisamos definir qual versão do XBMCbuntu, usaremos a última, qual seja, 12.2 para AMD.

Copie a imagem para um pendrive por meio do programa LILI USB CREATOR.

É muito simples, se não souber como usar o programa leia o tutorial oficial do XBMC:

Instale normalmente a distro Linux. Instale conectado na internet para que o instalador possa atualizar à vontade. Recomendo a instalação usando login como xbmc e a senha 123456.

Após a instalação, o sistema vai iniciar no XBMC.

Em Windows abra o putty para que possamos atualizar o sistema na parte de vídeo e na sequência baixar a versão do Frodo com o acelerador gráfico XVBA. (Tem um acelerador gráfico mais recente, no entanto, não gostei do desempenho ou não soube trabalhar com ele).

Atualizando o XBMC para o Frodo com xvba:

Code:
sudo add-apt-repository ppa:wsnipex/xbmc-xvba-frodo

sudo apt-get update

sudo apt-get install xbmc xbmc-bin

Vamos agora configurar a placa de vídeo para a última versão disponível no feed.

Code:
sudo apt-get install fglrx

sudo aticonfig --initial

sudo aticonfig --sync-vsync=on

sudo aticonfig --set-pcs-u32=MCIL,HWUVD_H264Level51Support,1

sudo aticonfig --set-pcs-val=MCIL,DigitalHDTVDefaultUnderscan,0

sudo reboot

A máquina agora irá reiniciar.

Por putty novamente atualize a distro:

Code:
sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

sudo reboot

No XBMC:

Mude a linguagem para Português do Brasil.

Vá em Conf. -> Vídeos -> Execução (Além do que já vem ativado por padrão ative):

- Ajustar taxa de atualização de tela para a mesma do vídeo (SEMPRE)

- Sincronizar reprodução com a exibição (ATIVAR)

- Método de syncronização de A/V (cortar/ignorar áudio)

Configurações -> sistema -> saída de vídeo -> Sincronização vertical (SEMPRE HABILITADO)

ADDONS:

Para chegar na experiência mais próxima das imagens CUSTOM do XBMCBRASIL.net, devemos instalar os plug-ins presentes na CUSTOM.

- Recomendo instalar a custom no Windows e reproduzir os add-ons no xbmcbuntu.

HABILITANDO A EDIÇÃO SIMPLES DOS ARQUIVOS NO WINDOWS (HABILITANDO O ROOT NO SAMBA)

Code:
sudo nano /etc/samba/smb.conf

[Root]
path = /
force user = root
force group = root
comment = Root
writeable = yes
browseable = yes
guest ok = yes

sudo reboot

Dessa forma você poderá ver e editar seus arquivos pelo windows.

Segue exemplo:

[Image: 2l93045.jpg]

INSTALANDO O TRANSMISSION (Gerenciador de torrents)

Code:
sudo apt-get -y install transmission-daemon

sudo service transmission-daemon stop

edite o arquivo /etc/transmission-daemon/settings.json, nele você irá preencher lacunas como login, senha, pasta de destino do download.

Para não usar senha edite a opção ("rpc-authentication-required": true, (->) FALSE.

"rpc-whitelist": "127.0.0.1", (->) neste campo mude o valor para "rpc-whitelist": "*.*.*.*"

"rpc-whitelist-enabled": true, (->) FALSE

Code:
sudo service transmission-daemon start

Se o transmission, ao mandar fazer um download de um torrent, der erro de permissão negada (danied), você precisará setar modo 777 para a pasta de download.

Baixe o programa WINCSP, vá na pasta desejada e defina permissão 777 para a pasta.

Digite no putty

Code:
Sudo reboot

Para gerenciar seus torrents , basta abrir o transmission pelo browser de navegação (chrome) pelo IP do SEUZOTAC:9091 (ex:192.168.0.130:9091)

Exemplo do gerenciamento:

[Image: webtorrentsf.png]

MELHORANDO O DESEMPENHO DOS MENUS.

Desabilite o feed rss, ele só serve para pesar a interface gráfica.

Vá em Userdata -> advancedsettings.xml e mude todo o conteúdo para:

Code:
<advancedsettings>
  <useddsfanart>true</useddsfanart>
  <cputempcommand>cputemp</cputempcommand>
  <samba>
    <clienttimeout>30</clienttimeout>
  </samba>
  <network>
    <disableipv6>true</disableipv6>
  </network>
<loglevel hide="false">1</loglevel>
  <gui>
    <algorithmdirtyregions>1</algorithmdirtyregions>
    <visualizedirtyregions>false</visualizedirtyregions>
    <nofliptimeout>-1</nofliptimeout>
  </gui>
  <measurerefreshrate>true</measurerefreshrate>
  <videoextensions>
      <add>.dat|.DAT</add>
   </videoextensions>
   <tvshowmatching append="yes">
    <!-- matches title 01/04 episode title and similar.-->
       <regexp>[s]?([0-9]+)[/._ ][e]?([0-9]+)</regexp>
   </tvshowmatching>
  <gputempcommand>/usr/bin/aticonfig --od-gettemperature | grep Temperature | cut -f 2 -d "-" | cut -f 1 -d "." | sed -e "s, ,," | sed 's/$/ C/'</gputempcommand>
  <lookandfeel>
<enablerssfeeds>false</enablerssfeeds>
</lookandfeel>
<video>
  <latency>
    <delay>0</delay>
    <refresh>
      <min>23</min>
      <max>24</max>
     </refresh>
  </latency>
</video>
<thumbsize>560</thumbsize>
<fanartheight>560</fanartheight>
<imageres>560</imageres>
<fanartres>560</fanartres>
</advancedsettings>

PRONTO, SEU ZOTAC ESTARÁ UMA BALA DE RÁPIDO E FUNCIONAL.

Caso tenha problemas com o áudio, tente o seguinte comando:

Code:
sudo apt-get remove pulseaudio

sudo reboot

Em seguida tente reconfigurar novamente o áudio no XBMC.

O Linux é definitivamente, a plataforma escolhida por esses aparelhos de baixo porte, ele roda infinitamente mais rápido, no entanto, demanda bastante conhecimento, mesmo que futuramente apareça algum problema de configuração, vale a pena esperar e colocar o problema em fóruns americanos, com certeza o xbmcbuntu é o melhor sistema para esse nano ad10. Acredito que o openelec é tão bom quanto, mais leve com certeza, mas para quem precisa de maiores opções além do xbmc, o XBMCbuntu ainda é a melhor opção.

PENSA QUE ACABARAM AS CONFIGURAÇÕES? Não meu amigo, vamos deixar isso ainda melhor.

VAMOS MELHORAR VELOCIDADE E RESPONSIVIDADE:

Code:
sudo nano /etc/X11/xorg.conf

troque o valor original por:

Code:
Section "Monitor"
        Identifier   "aticonfig-Monitor[0]-0"
        Option      "VendorName" "ATI Proprietary Driver"
        Option      "ModelName" "Generic Autodetecting Monitor"
        Option      "DPMS" "true"
        Option "DPI" "120 x 120"
EndSection
Section "Device"
        Identifier  "aticonfig-Device[0]-0"
        Driver      "fglrx"
        Option      "Capabilities" "0x00000800"
        BusID       "PCI:0:1:0"
Option "VideoOverlay" "off"
Option "OpenGLOverlay" "off"
Option "TexturedVideo" "on"
EndSection

IMPORTANTE

Como nosso htpc foi configurado para ser uma máquina de baixar torrentes com baixo consumo de energia, devemos setar as opções de economia de energia para entrar com 5 minutos de inatividade, isso irá reduzir o uso do cpu, deixando o htpc fresco e com baixíssimo consumo energético para baixar torrents. O uso dessa opção alongará a vida útil do seu equipamento, deixar essa opção desligada implica em manter o equipamento com um alto uso da cpu sem necessidade.

Infelizmente a interface gráfica do xbmc consome mais processamento do que a própria reprodução de filmes em alta definição, até o momento não achei como corrigir isso, mesmo com todas as modificações para performance.
Caso queira saber quanto está o uso da cpu, você pode ir pelo putty e digitar o comando TOP.

Uma boa dica para diminuir o uso do processador na interface do XBMC é a instalação do Kernel atual mais estável, para tanto:

Code:
mkdir ~/kernel

cd ~/kernel

wget http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.13.5-trusty/linux-headers-3.13.5-031305-generic_3.13.5-031305.201402221823_amd64.deb http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.13.5-trusty/linux-headers-3.13.5-031305_3.13.5-031305.201402221823_all.deb http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.13.5-trusty/linux-image-3.13.5-031305-generic_3.13.5-031305.201402221823_amd64.deb

sudo dpkg -i *3.13.5*deb

Em seguida só para ratificar que o sistema está atualizado.

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

sudo reboot

Veja o vídeo do meu desempenho após todos esses ajustes:

----------------------------------
----------------------------------

Referências bibliográficas

How to Install XBMC PVR Xvba for AMD/Nvidia/Intel GPUs - http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=116996

XBMC + fglrx + Xvba + H264 High@5.1 (Playing MKV in XBMC on AMD/ATI Radeon cards) - http://www.grimsby.us/xbmc-fglrx-xvba-h2...eon-cards/

Linux - Radeon OSS with vdpau (howto) - http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=174854

HOW-TO:Install XBMC on Ubuntu/with AMD GPU - http://wiki.xbmc.org/index.php?title=HOW...th_AMD_GPU

OBS: Aos amigos com bom conhecimento em linux, se observarem irregularidades podem me dar um toque que modifico a passagem de texto "suspeita".
[-] The following 1 user says Thank You to samukets for this post:
  • Wanilton
Reply

Tutorial atualizado 15/03/2014...
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)