Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 1 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Dicas / Tips CD de Áudio no XBMC - Reprodução e Recurso Ripar
#1
Sinal Aviso 

Olá,
Criei este tópico para discutir um assunto que é um tanto esquecido no XBMC. A gravação de cd de áudio.
O xbmc possibilita gravar o conteúdo de um cd de áudio para alguns formatos; wav, vorbis, lame e flac, sem compressão e portanto, sem perda de qualidade.
Isso é interessante para quem possui mídias físicas e pretende transferir para arquivos digitais.

Na guia Ajustes > Áudio > CD de Áudio, é possível configurar a ação do xbmc a partir da inserção de um cd de áudio, conforme imagem abaixo:

[Image: oKvdQk3.jpg]

- Ação ao Inserir Áudio CD - Ripar, Reproduzir ou Nenhuma ação
- Procurar Nomes das Faixas do CD de Áudio na Internet - On ou Off
- Pasta de Músicas Salvas - Setar o local para o XBMC armazenar as gravações
- Formato do Nome das Faixas - O default está configurado para criar a pasta com Nome do Artista - Nome do Álbum e dentro da pasta, Número da Faixa.Nome do Artista - Nome da Música, mas isso pode ser alterado de acordo com o desejo do usuário
- Decodificador - Wav, Vorbis, Lame e Flac, são as opções para o formato de gravação
- Nível de Compressão - Setando em 0 (zero) a gravação terá a qualidade máxima, sem compressão
- Ejetar o Disco quando Ripar CD tiver sido conclúido - On ou Off

Convido os interessados no assunto para discutirmos as dicas desse recurso. 
Reply
#2
Sinal Aviso 

Testando a gravação de cd de áudio:

Eu fiz um teste hoje tentando gravar um cd original da Faith Hill.
Inseri o cd no cd player externo, ligado ao htpc via usb. O menu principal ativou o item Tocar Disco e aguardei um tempo até o led apagar-se. O cd não foi ejetado, apesar de estar setado em On.

Ao conferir a pasta, constatei que apenas a primeira faixa do cd foi gravada em FLAC e com 5 kb de tamanho.
Pasta criada: Faith Hill - Breathe
Arquivo criado: 01. Faith Hill - What's In It For Me

Ao tentar reproduzir a gravação pelo Windows Media Player, nada ocorreu.
Assim, considero que o recurso de gravação de cd de áudio não está funcional.

Testando a reprodução de cd de áudio:

Alterei a primeira linha da tela de configuração, mudando Ripar para Reproduzir.
Inseri o mesmo cd da Faith Hill e imediatamente o xbmc tocou o disco, exibindo as .nfos como fanarts, nome do artista, número e nome da música, gênero, ano e biografia do artista.
As teclas de avançar e retroceder funcionaram perfeitamente. Ao parar a reprodução, o xbmc travou e usei o gerenciador de arquivos do Windows para desligar.
Assim, considero que o recurso de reprodução de cd de áudio está com funcionando parcialmente.

Testes feitos em Windows 7 64, XBMC Gotham de 07/02/2013 e skin Ace 0.6.9.

Se alguém já usa o recurso e tiver dicas agradeço por postar aqui.
Reply
#3
Sinal Aviso 

Hoje refiz os mesmos testes com outros CD originais e os resultados foram exatamente os mesmos dos testes anteriores. Hoje alterei as configurações da tela do CD de Áudio mas não obtive sucesso.
Gostaria de definir se isso é algo que realmente não funciona, para assim eliminar do menu principal e esquecer o assunto. Há meios de se fazer a gravação de discos em flac para adicionar à coleção de músicas, mas pelo xbmc seria legal porque evito ao máximo instalar programas no laptop. Agradeço por qualquer dica.

Insisti novamente em tentar ripar um cd de áudio original e dessa vez, ao inserir o cd, mostrou a mensagem:
Error CDDB: [500]Command syntax error, command unknown, command unimplemented
Reply
#4
Sinal Aviso 

Carlão, até aonde eu sei, e o Wanilton talvez saiba dizer se estou ou não correto, o XBMC não tem suporte para executar CDs a partir de um player externo. É limitação mesmo, inclusive fiquei bem chateado quando descobri, tenho uma coleção respeitavel de cd's aqui. Apesar de já ter ripado todos anos atrás, gostaria de testar alguns HDCDs que tenho.

Mas isso é apenas para player externo, o que pega qualquer um com um Zotac Nano ou dispositivo semelhante. HTPCs com drivers de CD interno devem funcionar normalmente.

Aliás, fiquei até espantado com o fato de você ter conseguido reproduzir, mesmo com travamento ao fim. Vou fazer uns tenstes mais tarde para ver o que acontece aqui. Eu ia tentar buscar uma solução para este problema usando um player externo, mas nem cheguei perto disso ainda.
Reply
#5
Sinal Aviso 

Oi Walter,
A reprodução até que vai no drive externo ligado ao Nano. E até iniciou a gravação mas travou.
Eu também tenho CDs ainda e estou aos poucos convertendo tudo para flac com o Foobar, que funciona super bem e rápido, mas eu gostaria muito de ver o xbmc fazer esse trabalho.
Se tiver alguma solução te comunico.
Abraço
Reply
#6
Sinal Aviso 

@walter, no meu funciona 100% o reproduzir e o ripar, mas tenho outros problemas, que é um erro de conexão para buscar dados (erro de socket), o wiki do xbmc, manda por IP no advanced settings, se alguém souber que IP é me avisem, tirando isto eu daria 10 para o recurso. Meu HTPC contém um drive de Blu-ray, onde reproduzo meus cds normalmente no XBMC, mas tenho erro de conexão ali tanto para reproduzir como para ripar.
Hoje passei a ter um erro 500, após criar o advancedsettings, error 500 - invalid command syntax

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#7
Sinal Aviso 

Novos testes e tudo funcionando 100%, tanto reproduzir como ripar cd. Versão XBMC Gotham Custom disponível, com inúmeras correções no google drive, incluso suporte inicial a menu java em bluray.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#8
Sinal Aviso 

Olá a todos,

Já era de se esperar que ao abrir este tópico sobre gravação de cd de áudio a solução fosse descoberta pelo amigo Wanilton. Pude acompanhar de perto as mais de vinte horas de trabalho, compilações e teste e o resultado final foi acima do esperado.

Assim, trago aqui as dicas e imagens de como é possível reproduzir e gravar, usando o xbmc, os cd's de áudio. E graças ao Wanilton, o recurso está 100% funcional.

O recurso de cd de áudio do xbmc permite que uma mídia física contendo músicas seja reproduzida com a exibição de dados como nome do artista, nome da música, fanarts etc e também permite que as músicas do cd sejam extraídas para uma pasta do pc, já com as tags embutidas.

Para o acesso ao recurso, basta acessar a partir do menu principal, o item Ajustes > Áudio > Cds de Áudio, o que leva à tela abaixo:
[Image: kwTTjj9.jpg]
Já comentando em detalhes esta tela, temos:
-Ação ao inserir CD:
É possível setar para Ripar (gravar o cd), Reproduzir ou Nenhum
- Procurar nomes das faixas do cd de áudio na internet:
Setando esta opção o xbmc busca na web os dados, tanto para reprodução quanto para gravação
- Pasta de músicas salvas:
Aqui é possível indicar uma pasta onde as deverão ser armazenadas as gravações
- Formato do nome das faixas:
Por padrão, a Custom do Wanilton tem a seguinte estrutura;
Pasta: Nome_do_artista
Subpasta: Nome_do_álbum
Arquivo: Número_da_faixa. Nome_do_artista - Nome da faixa
No formato padrão da Custom, ficará como neste exemplo:
Pasta: Rihanna
Subpasta: Unapologetic
Arquivo: 01. Rihanna - Fresh Out the Runway

Essas variações podem ser alteradas de acordo com a preferência do usuário e as opções são:
%A - Nome do Artista
%T - Título da Faixa
%B - Nome do Álbum
%N - Número da Faixada 
%S - Número do Disco
%D - Duração da Faixa 
%G - Gênero
%Y - Ano
%R - Nota
- Codificador:
Aqui é possível escolher entre os formatos da conversão de CDDA para Flac (máxima qualidade) e outros formatos
- Nível de compressão:
0 (zero) atinge a melhor qualidade, sem perdas. Vai até o nível 5.
- Ejetar o disco quando ripar cd tiver sido concluído:
Setando esta opção (padrão na Custom), o cd é ejetado, alertando da finalização da extração

A imagem abaixo mostra a pasta de gravação, com os arquivos das faixas conforme padrão da Custom. Vale informar que o print desta tela foi tirado com a gravação ainda em processamento e por isso o último arquivo incompleto.
[Image: a1udAz3.png]
Cronometrei aqui. Um cd com 10 músicas foi gravado em 1:48m, o que acho super rápido, muito mais rápido do que usando o Foobar. 

Esta próxima imagem reflete a reprodução do cd e é automaticamente ativada ao inserir o cd, caso esteja setado para Reproduzir.
Observa-se os dados do cd, exatamente como em modo Coleção.
[Image: lVFmZo9.jpg]

Através do menu de contexto também é possível Reproduzir ou Gravar o CD e ainda Ejetar o disco, conforme mostra essa imagem.
[Image: so6kUb3.png]

Com este recurso acertado, podemos converter todos os cds de músicas para arquivos digitais e assim tornar mais prático curtir as coleções.
Reply
#9
Sinal Aviso 

Ola Pessoal.
Aproveitando o assunto sobre CD, estou com duvidas a respeito, embora o foco principal do XBMC é filmes:

1 - Coloquei XBMC FRODO (Windows) no meu notebook e estou querendo somente catalogar os CD's que tenho, ou seja catalogar as informações do CD indicado.
Quando coloco o CD no DRIVE procuro informações na internet ele me trás, mas esta informações não são gravadas em lugar nenhum.
Pois quando coloco outro CD o CD anterior some.
OBS.: Eu quero somente guardar ou catalogar as informações do CD.

Alguém poderia me dar uma dica ou neste caso teremos que ripar o CD para o HD mantendo como se fosse FILMES.

2 - Gostaria de sabe se existe relatório dos filmes cadastrado.

Obrigado a todos.
Reply
#10
Sinal Aviso 

@Ienidualc, vamos lá:

1. O XBMC tem opção para ripar, e neste processo, as informações (tags), ficam incluídas junto ao arquivo de áudio, logo, você só consegue ver a informação usando algum programa que gerencie tags, como o tagscanner.

2. Não tem relatório de filmes cadastrados.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#11
Sinal Aviso 

Obrigado pela sua atenção Wanilton.
Wanilton, onde posso obter os fontes para que eu possa fazer alguma alteração de alguns prg.
Alias que linguagem é usada para codificação?
Mais uma vez obrigado.
Reply
#12
Sinal Aviso 

@Ienedualc, procure aqui no fórum, por tagscanner, lá tem as informações necessárias, vídeo tutorial, explicando conceitos e funcionamento.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#13

Um alerta, antes era possível ripar e escolher se queria colocar ou não na coleção, agora este processo é automático, ripou ao terminar estará na coleção. É algo que pretendo requisitar que seja alterado para o modelo anterior, porque prefiro acertar tags antes da inclusão. Agora, isto continua funcionando ok.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#14

Realmente, ter o controle absoluto das coisas é sempre melhor.
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)