Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 2 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Tutorial Organizando Arquivos - Músicas
#1
Varinha Mágica 

Vamos ver como organizar seus arquivos de músicas para uso no KODI, recomendável se possível, manter toda a coleção em um único diretório.
Exemplo
E:\musicas
E:\musicas\Adele
E:\musicas\A-Ha

https://i.imgur.com/drzdnwk.png

Neste diretório "Músicas" criar uma pasta para cada artista

https://i.imgur.com/XztpN

e dentro da pasta artista, uma pasta para cada álbum, observe na imagem acima que existe um fanart padrão da artista, que é a imagem que será usada em coleção, isto se você não ativar a opção de uso de extrafanarts (múltiplas imagens). bem como o logo do artista.

Aqui um exemplo de como ficará a estrutura dos arquivos em um álbum:

https://i.imgur.com/1323A

Observe que contém a capa do álbum (cover), além da imagem da arte do cd em si.

Após este passo, usar algum programa que permita taguear seus arquivos de músicas, como o tagscanner.

Aqui para o álbum 21 da Adele:

https://i.imgur.com/HQepX

e se possível usar o software MusicBrainz Picard, para taguear, veja um tutorial de como configurar e usar,
clicando aqui.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/co...Picard.png

https://i.imgur.com/4tA1q

Com isto feito sua coleção estará pronta para ter seus dados coletados pelo KODI.

Mais algumas dicas

* a música é o elemento que vai ser adicionado a coleção, os detalhes do álbum, artista etc. são coletados pelo XBMC das tags deste arquivo de música. Se você tiver nome do artista escrito de diferente maneiras em diferentes músicas, o KODI vai apresentar como se fosse um outro artista (BB King, B B King, B.B. King, B.B.King) procure deixar todos os nomes de artistas de maneira uniforme, para evitar adição de múltiplos artistas, quando na realidade trata-se de um só;

* Se você tem compilações sete o artista do álbum como Various Artists.

* Se você tiver muitas músicas soltas, pertencentes a diferentes álbuns, crie uma pasta específica e vale a dica acima, no campo artista do álbum, informe Diversos Artistas (melhor deixar em inglês como Various Artists) para todas as músicas, com isto o KODI irá centralizar todas estas músicas em um único álbum (compilação).

Uma boa ideia é criar uma pasta em artistas para various artists ou diversous artists, para assim também ter as respectivas artes.

https://i.imgur.com/nDvvsBy 

* Quando você seleciona a opção artista, no submenu músicas, passa a ter acesso a toda discografia daquele artista, incluso os singles que tiver do mesmo.

* você pode alternar entre mostrar artistas que só aparecem em compilações ou não nas definições de áudio do XBMC


No KODI, em si, recomendo ativar em ~Ajustes ~Áudio~Baixar dados adicionais durante atualizações, e ainda setar nos ajuste dos scrapers Universal Artist Scraper e Universal Album Scraper, opção para coletar dados em Pt (Português).

Mas ao fazer isto seu processo de criação tende a ficar bem mais lento, pode levar horas para ser concluído, dependendo claro do tamanho de suas coleção.

No KODI, menu principal, em Músicas, seta abaixo dá acesso aos submenus, procure por Arquivos (enter), adicionar origem, buscar, encontre seu diretório raiz, no caso do exemplo acima, e:\musicas\, de um nome para esta fonte "Musicas E", e ok, pronto, agora pressione C sobre a opção criada "Musicas E", ativando o menu de contexto, selecione a opção Examinar item para coleção, isto importará os dados de seus arquivos de músicas para o database do KODI, criando assim sua coleção de músicas.

Quando finalizado, ainda vai entrar alguns add-ons, que farão o trabalho de coletar as artes necessárias, como fanarts, cdarts, logo, extrafanarts, covers etc.

Em geral os add-ons mais importantes são: cdART Manager (efetua download de imagens) e Artist SlideShow (apresenta dados do artista e imagens locais e remotas do mesmo), além dos scrapers que coletam dados adicionais que vão para a base de dados do XBMC, em geral dados do artista e do álbum.

Já quando você cria uma pasta com imagens de fundos relacionados a temas musicais, você pode setar nos ajustes do add-on artist slideshow, o caminho para o fallback**, assim quando o artista não tiver fanarts, terás estes fundos, vejam a imagem, para uma referência visual do modo slideshow, na skin Aeon MQ6 e MQ7:

https://i.imgur.com/xT4MFWh 

em apresentação, nos ajustes do addon artist slideshow, pode-se setar desta maneira:
* override =  caminho para um diretório de imagens que serão usadas ao invés das artes de cada artista. Se setado nenhuma arte irá ser transferida para seu HTPC..
** fallback = Caminho para um diretório de imagens que serão usadas pelo addon, se nenhuma arte local ou remota puder ser encontrada.

https://i.imgur.com/zfQKd7p.jpg

Algumas configurações de músicas

http://www.youtube.com/watch?v=p0cqym1Wmm4

Quando os scrapers coletam dados de artistas e álbuns, as informações que vão para a base de dados, são as apresentadas abaixo em formato NFO, ou seja após criar você pode exportar tais dados, para edição ou para coleta em modo local, numa eventual reinstalação.

Sobre o MusicBrainz Picard, eis uma demonstração de como configurar e usar, programa voltado para tagueamento de músicas.

http://www.youtube.com/watch?feature=pla...5iOBQqZNEY

Configurando músicas na Skin Aeon MQ 5, em inglês.

http://www.youtube.com/watch?feature=pla...d3PiXcy7io

Links Importantes:

Para downloads:
http://picard.musicbrainz.org/

Acoustic ID:
http://acoustid.org/

Eu tenho no caso 2 pastas com músicas, uma chamada músicas, que foi previamente tagueada pelo tagscanner, e outra pasta chamada musics, assim que eu salvo as nova tags no Picard, o mesmo automaticamente leva os arquivos de músicas da pasta música para a pasta musics, onde ficam os artistas que já foram efetuados acertos no musicbrainz picard.

Atenção se você não quer que o picard separe os artistas em certos álbuns, que possuem o feat, vá em opções, nomeação de arquivos e use o código abaixo no nomear arquivos assim:
Code:
%albumartist%/%album%/$num(%tracknumber%,2)- %artist% - %title%

Caso ainda queira por o ano, após o nome do álbum, proceda desta maneira
Code:
%albumartist%/%album%-$left(%date%,4)/$num(%tracknumber%,2)- %artist% - %title%
Com isto vai criar a pasta pelo nome do artista do álbum, e não usando o campo artista que normalmente tem o feat. quando tem mais de um artista cantando determinada faixa. Opcionalmente para quem gosta pode tentar também trocar %artist% pelo %albumartistsort% ou como acima usando o campo %albumartist%, tanto faz.

No Picard em Options>Options>Advanced>Scripting adicione a linha
Code:
$setmulti(albumartists,%_albumartists%)
Isto irá criar ALBUMARTISTS tags quando tagueando suas músicas.

Importante para evitar problemas no XBMC de compatibilidade de rótulos nas tags do MusicBrainz Picard, sete nos ajustes do ID3v2 para versão 2.4, conforme imagem abaixo:

https://i.imgur.com/xLvP3TO 

Caso precise alterar imagens, como capa de álbum, imagem do artista, fanart de itens na coleção, basta pressionar i (info) sobre o artista ou álbum, e clicar em obter ícone e/ou obter fanart, para poder alternar.

http://www.xbmcbrasil.net/images/zing/ok.gif

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
[-] The following 1 user says Thank You to Wanilton for this post:
  • mediaeater
Reply
#2
Sinal Aviso 

Bastante útil o post, pois essa é uma questão que muitos amigos cometem erros e não conseguem ter as coleções prontas para a busca dos dados. Eu uso exatamente da forma exposta acima e não tenho tido problema algum em encontrar os dados.
Minha coleção de músicas está perfeita no XBMC.
Reply
#3
Sinal Aviso 

Ao invés do tagscanner prefiro o MP3Tag, pois ele tem a opção de editar as tags usando scraps online.
Então se você tem o CD completo, mas todo editado errado. Basta procurar pelo scrap o CD correto, ai ele reedita todas as músicas automaticamente.
Reply
#4
Sinal Aviso 

@iceman_quadrado, o Tagscanner, também busca automático e em várias fontes. Basta selecionar as faixas e mandar buscar, veja este vídeo tutorial sobre o funcionamento do mesmo.

http://www.youtube.com/watch?feature=pla...rRw0dirTE8

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#5
Sinal Aviso 

O meu esta exatamente como descrito, porem o XBMC não mostra de jeito nenhum o fanart como fundo de tela.
De resto ele mostra tudo, só não achei onde ele mostra o logo.

Tentei colocar o fanart também dentro das pastas dos álbuns, porem sem exito....:(


OBS: poster, cover, fanart e extrafanarts como jpg. E logo e cdart como png.
Reply
#6
Sinal Aviso 

@iceman_quadrado, não aparece fanart onde? coleção, fullscreen, playlist, home? cada um destes locais tem apresentação de fanart, em geral o logo você precisa ativar para aparecer, idem extrafanarts, pois tem que indicar o caminho na skin para sua pasta de músicas, isto é feito no top menu, estando na coleção, pressione seta acima, aba Artes, ative extrafanarts, e ative última opção também, indicando o caminho para referida pasta.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#7
Sinal Aviso 

Nenhum lugar, porem eu quero apenas em coleção e no player em fullscreen.

Vídeo que fiz mostrando o problema:
http://www.youtube.com/watch?v=ZY_gqDArSuI
Reply
#8
Sinal Aviso 

Oi amigão, sete corretamente no top menu que tudo que quer vai ser mostrado. Para mim está claro que você não setou.
Reply
#9
Sinal Aviso 

No meu top menu esta exatamente como do vídeo do WCampos. Veja que no meu vídeo eu mostro um por um.
Eu descobri como fazer para mostrar os fanarts, porem acho que tem um bug.
O XBMC não reconhece o fanart padrão que fica na pasta do artista. Pois eu não tinha extrafanarts dentro da pasta extrafanarts ainda, porem eu copiei todos os fanarts padrão da pasta de cada artista para dentro da pasta extrafanarts de cada artista, ai apareceu normal no XBMC.

Ou seja, o XBMC não reconhece os fanarts que ficam na pasta artista, como os fanarts de filmes e séries que não precisam de extrafanarts.
Reply
#10
Sinal Aviso 

Galera !! desculpe a "ignorância", a minha pergunta é bem direta !!! como consigo todos este logos, fanarts ...
Somente através do XBMC (add-ons) ou algo parecido com o Ember, minha Coleção esta da mesma forma, exemplo>E:\Marcelo\Music\Roxette\Greatest Hits. Não tenho estas imagens e nem sei como consegui-las.
Valeu pela atenção !!!
Reply
#11
Sinal Aviso 

@tens que usar o cdART Manager, para coletar as artes para músicas, leia mais sobre ele na área de add-ons de programas.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#12
Sinal Aviso 

Senhores, eu estou fazendo algo errado? Estou procurando os scrapers Universal Artist Scraper e Universal Album Scraper em ADD-ON de áudio e não encontro. Qual o erro?
Reply
#13
Sinal Aviso 

@kiko_da_bahia, não estão na categoria Áudio, e sim em Informações de Artistas e Informação de Álbuns, lá mesmo em add-ons, basta selecioná-los e instalar, não esqueça de efetuar as configurações, conforme já exposto.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply
#14
Sinal Aviso 

Eu adiciono a origem... e depois nada acontece. Clico em música e aparece a janela de escolha de origem. Não sei mais o que fazer.
Reply
#15
Sinal Aviso 

@luanhunter, faltou ler com atenção o post inicial deste tópico, depois que adicionar a origem, sobre o nome que desse para tal origem, pressione no teclado, a letra C (ativa menu de contexto), depois neste menu, localize a opção EXAMINAR ITEM PARA COLEÇÂO, isto irá importar os dados de suas músicas para a base de dados do XBMC, lembre-se que o ideal é taguear suas músicas antes de importar, usando algum programa próprio para tal finalidade, e ainda usar os scrapers Universal Artist e Universal Album, para buscar dados dos artistas e dos álbuns.

Penso que faltou só você mandar examinar item para coleção, isto deve resolver seu caso.

Apoie o projeto MEDIA Brasil. Faça uma doação ou assine e torne-se Vip - Tenha acesso aos recursos exclusivos das versões customizadas + acesso área vip do fórum.  
Support the Media Brazil project. Make a donation or subscribe and become VIP - Access the exclusive features of the custom versions + access the VIP area of the forum.
Request more info via chat or private message.

Please do not PM me for support; use the forum instead

Wanilton
Media Brazil Forum Staff
KODI 21.0 Omega Custom / Skin Aeon MQ9-1.6.0-29 - 09.15.2023
Be Vip Plus, donate.
Reply




Users browsing this thread: 2 Guest(s)