Áreas do Fórum estão disponíveis apenas para membros com registro, cadastre-se ou logue para ter acesso. Forum areas are only available to registered members, register, or log in to gain access.
We move our host, if you have issues registering or logging in to our forum, please report the issue to admin@mediabrasil.tv, thanks. It,s possible to register using a social network (Google, Amazon, Github, or Spotify.) Only need to choose Login with (network name).
Contribua e torne-se membro VIP Plus do Fórum MediaBrasil.tv. International members, donate one single time (U$ 20.00) or subscribe and receive access to unique content, including Aeon MQ 9 (Kodi Omega 21.0, Nexus 20.0, and Matrix 19.5 read our FAQ for more info about how to support us. Help us keep the forum operational.

Doe via pagseguro ou mercado pago (Brazil only) - Doe via Bancos Brasileiros - International Donation - FAQ About Donation

Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Tutorial Resolvendo Problemas De áudio + Vídeo Trepidando No XBMC
#1
Varinha Mágica 

Como Resolver problemas de áudio + vídeo trepidando (áudio induzido) no Windows.

PARTE 1 - Problemas conhecidos

Os problemas típicos introduzidos pelo áudio configurado incorretamente:

• Sem áudio.
• Vídeo trepidando.
• Vídeo instável.
• Vídeo sacudindo.
• Reprodução lenta.
• Sem áudio HD ou áudio DTM-MA ou áudio TruedHD.
• Quadros lentos por segundo (FPS), quando tocando vídeo.
• WASAPI trepidante ou distorcido (ver secção 7).
• Baixo volume em PCM ou quando transcodificando (ver secção 7).

Dolby Digital Plus (EAC3) sem Bitstream para decodificação em um AVR, no entanto, pode ser decodificado dentro XBMC para Multicanal LPCM desmarcando a opção "Dolby Digital (AC3) capacitado pelo receptor".
Se você tiver problemas de Bitstreaming ou decodificação de áudio via XBMC a partir da versão 12 do Frodo, então tente usar as etapas para detecção de falhas abaixo para encontrar e corrigir o problema.
O XBMC Frodo (versão 12) introduz um novo subsistema de áudio chamado AudioEngine. Enquanto isso introduz um subsistema de áudio de melhor qualidade para coisas como HD Áudio, não significa dizer que o sistema que funcionava anteriormente, possa não funcionar mais após o upgrade.

Para Alfa&Nightly Builds da versão 13 - Gotham

Faltando configurações de áudio – As Configurações agora estão em diferentes níveis. Por padrão, a maioria das configurações agora estão escondidas, na esperança de tornar a GUI menos confusa para os usuários recém-chegados ou os não tão técnicos.
Para alterar o nível de configurações, vá para onde as configurações de áudio estão, então, abra o menu do lado esquerdo oculto (botão esquerdo do mouse ou seta esquerda no teclado), onde você verá "Nível: Padrão" mude isto para "Advanced" e todas as configurações reaparecerão.

Mais sobre isso em http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=163867


PARTE 2 - Como Configurar

Para melhor qualidade de áudio, utilizar WASAPI e seguir estas páginas wiki “Configurações do Windows para AudioEngine” e “Como configurar o áudio”.
Se estiver utilizando HDMI para áudio, ele deve ser conectado direto ao AVR. O esquema para o sinal deve ser:

XBMC PC -> AVR -> TV

Tente evitar a ligação:

XBMC PC -> TV -> AVR


Se você está tentando obter qualquer som em tudo, tente as seguintes configurações de áudio para o XBMC:

SAÍDA DE ÁUDIO: Analógico.
CONFIGURAR ALTO-FALANTES: 2.0.
DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO: Directsound

Isso irá permitir obter, de forma simplificada, o som para praticamente todas as configurações, e uma vez que você tenha conseguido o áudio, você pode trabalhar para obter áudio 5.1 e Passthrough de AC3, DTS, etc. usando as dicas abaixo.

PARTE 3 - Resolução De Problemas

Seção 1. Gráficos Específicos (Analógico / SPDIF / HDMI)

Nvidia - Os únicos problemas conhecidos são HDMI EDID, que pode precisar de uma substituição do EDID.

Intel - Para suportar HD Audio (TrueHD e DTS-HD MA) no Windows, o driver da interface do mecanismo de gerenciamento Intel deve ser instalado. É esse driver que fornece o HDCP DRM necessário para os formatos de áudio HD funcionarem. Se esse driver não estiver instalado, então os formatos HD estarão ausentes na guia Formatos Suportados. A fim de verificar se você tem o driver de interface do mecanismo de gerenciamento Intel instalado, siga o FAQ em “BluRay Disc Playback com gráficos Intel HD”.

ATI / AMD - Se estiver usando WASAPI, não usar os drivers de áudio Realtek HD já que eles não trabalham com o evento dirigido da maneira que o XBMC usa para WASAPI. Portanto, você deve remover os drivers Realtek completamente. Os drivers de áudio Realtek HD podem, porém, funcionar com o modo de Directsound.

Remoção dos drivers de áudio Realtek High Definition:

Tente evitar o uso do Realtek, se possível, mas se você tiver que usar esses drivers para SPDIF, então você pode ter problemas no funcionamento do WASAPI, tendo que usar, como alternativa, o Directsound. Se o Realtek está sendo utilizado para HDMI, no caso de uma saída HDMI da placa AMD / ATI, então remova completamente os drivers Realtek.

Se você já tiver utilizado os drivers Realtek anteriormente no seu sistema, então siga os passos abaixo, mesmo que você ache que já tenha removido os drivers Realtek:

1. Remover o driver Realtek High Definition Audio usando Programas e Recursos do Windows.

2. Cheque se eles realmente foram totalmente removidos em Gerenciador de dispositivos > Som, vídeo e controladores de jogo, e ver se há alguma entrada para Realtek High Definition Audio. Se tiver, desinstale o driver Realtek, consultando o link abaixo, e verificando se a caixa Excluir o driver para este dispositivo está marcada como mostrado na “Opção 2 > Passo 9: Desinstalar o dispositivo e driver de dispositivo”.

3. Garanta que todos os arquivos foram apagados do disco rígido, verificando se há o diretório de áudio c:\Arquivos de programas (x86)\Realtek. Se houver, exclua o diretório Realtek.

Nota - para obter mais detalhes sobre a remoção de drivers de dispositivos no Windows Vista/7/8, consulte a página http://www.vistax64.com/tutorials/171469...river.html ao realizar o procedimento acima.


Seção 2. Verifique as configurações exclusivas do modo (SPDIF / HDMI)

Sound -> Playback -> select a device -> Properties-> Advanced

O WASAPI no XBMC é executado em modo exclusivo, então certifique-se se as duas opções de Exclusive Mode estão marcadas em Advanced dentro do Windows.

Consulte também a página Wiki Configurações do Windows para AudioEngine

[Image: ITmkYYI.jpg]

Seção 3. Formatos suportados (SPDIF / HDMI)

Sons -> Reprodução -> dispositivos de áudio -> Propriedades -> Formatos Suportados

Confira também o que é relatado na guia Formatos Suportados, isto irá indicar os formatos de áudio que o Windows acha que o seu driver de áudio hardware suportam. Se formatos estão faltando neste guia de Formatos Suportados, então eles não serão reproduzidos no XBMC, e devem ser corrigidos no nível do sistema operacional primeiro.

Consulte também a página wiki “Configurações do Windows para AudioEngine”.

IMPORTANTE - Para o áudio HD funcionar, o Número Máximo de Canais deve ser relatado como 8. Se outra coisa além de 8 é relatado, o áudio HD não irá funcionar mesmo se DTS-HD e TrueHD estão listados na caixa de formatos codificados.

[Image: 8W7IveU.jpg]

No caso de formatos ausentes onde o HDMI está sendo utilizado, o problema pode ser:

1. Problema no AVR (apenas HDMI)

AVR modernos com HDMI normalmente suportam CEC (diferentes fabricantes têm seus próprios nomes para isso) e a opção de transmitir áudio para a saída HDMI do AVR, podem causar problemas se habilitado. Caso o do Som - Dispositivos de Reprodução no Windows relatar o AVR, então esta deve estar geralmente ok. Se no entanto, relata o nome da TV, então esta é indicação de que algo não está certo.

Certifique-se de toda a configuração é feita com o AVR ligado e conectado ao PC para que o Windows detecte corretamente o AVR, se você não tem certeza sobre a ordem como foram ligados, então reinicie o Windows.

Para Onkyo:
• Na Configuração de Hardware -> HDMI
• TV Audio Out - Off
• Controle de HDMI (RIHD) - Off
• Power Control - Off
• Controle de TV - Off

Para Yamaha:
• Controle HDMI - Off
• Saída de áudio – AMP


2. Problema EDID (apenas HDMI)

Se você estiver usando HDMI, então as propriedades do AVR são relatadas para o Windows através de uma comunicação HDMI mais conhecido como HDMI Handshaking, que é um processo de comunicação bidirecional via EDID. Às vezes, este Handshaking não é carregado corretamente, por isso, mesmo que o seu hardware suporte os formatos necessários, as informações EDID não são carregadas corretamente. Quando isso acontece, que é conhecido como EDID, é necessário reconfigurar. Para saber mais, consulte os tópicos no AVSForum:

http://www.avsforum.com/t/1227161/edid-o...-ati-5xxxs
http://www.avsforum.com/t/1091403/edid-override-thread

3. Problema de driver (SPDIF / HDMI)

Certifique-se de que você está usando drivers fornecidos pelo fornecedor e não os drivers fornecidos pela Microsoft, tanto com o sistema operacional ou através do Windows Update. Sempre baixar os drivers corretos do site do fabricante (AMD / Intel / Nvidia / etc.) e instalar manualmente. Se estiver usando HDMI, então só instale os drivers necessários para o áudio HDMI. A instalação de drivers Realtek para SPDIF On Board causam conflitos. Se algum dispositivo Realtek é relatado em Som - Playback tente desinstalar o driver Realtek.

Consulte a Wiki - Configurações do Windows para AudioEngine

[Image: h3mBoxu.jpg]

Seção 4. Verifique as Configurações de Áudio no XBMC (Analógico / SPDIF / HDMI)

AJUSTES -> SISTEMA -> SAÍDA DE ÁUDIO

Para uma melhor qualidade de transmissão de áudio HD o WASAPI deve ser usado, no entanto, se houver algum problema faça o seguinte:

1. Defina a SAÍDA DE ÁUDIO para ANALÓGICO. Isto força o XBMC a decodificar todo o áudio para PCM. Se você estiver usando um dispositivo de saída SPDIF ou HDMI e está tentando passar um formato não suportado pelo seu hardware, ou têm configurações incorretas do Windows, então a definição do seu dispositivo de saída de áudio SPDIF ou HDMI pode causar problemas. Este primeiro passo ajuda a comprovar que não há nada de muito errado com seu sistema e que o driver / hardware de áudio pode passar áudio para onde o XBMC faz toda a decodificação.

Tente:

SAÍDA DE ÁUDIO: ANALÓGICO.
CONFIGURAR ALTO-FALANTES: 2.0.
DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO: DIRECTSOUND.

2. Se tudo funcionar com êxito, com a saída de áudio analógica definida, então mude o dispositivo de saída de áudio para SPDIF ou HDMI e então, selecione o dispositivo de saída de áudio e o dispositivo de saída Passthrough com a configuração Directsound para o seu dispositivo SPDIF ou HDMI. Note que em XBMC Directsound não suporta Passthrough de áudio HD. Se tudo for bem sucedido, então passe para próxima etapa.

Tente:

SAÍDA DE ÁUDIO: SPDIF ou HDMI.
CONFIGURAR ALTO-FALANTES: 2.0.
• Itens relativos ao receptor, tudo desabilitado.
DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO: Directsound SPDIF ou o dispositivo HDMI.
DISPOSITIVO DE SAÍDA PASSTHROUGH: Directsound SPDIF ou o dispositivo HDMI.

Então:

SAÍDA DE ÁUDIO: SPDIF ou HDMI.
CONFIGURAR ALTO-FALANTES: 5.1.
• Itens relativos ao receptor, tudo desabilitado.
DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO: Directsound SPDIF ou o dispositivo HDMI.
DISPOSITIVO DE SAÍDA PASSTHROUGH: Directsound SPDIF ou o dispositivo HDMI.

3. Defina DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO e DISPOSITIVO DE SAÍDA PASSTHROUGH como a configuração WASAPI para o seu dispositivo SPDIF ou HDMI. Primeiro desmarque todos os itens relativos ao receptor, por exemplo RECEIVER COM SUPORTE A DTS-HD. Este novo XBMC obriga a fazer a decodificação semelhante ao cenário analógico na Etapa 1, fazendo com que tudo seja enviado como LPCM. Se tudo estiver funcionando, ative os tens relativos ao receptor um de cada vez, pois talvez seu sistema tenha problemas em apenas um dos formatos de Passthrough.

SAÍDA DE ÁUDIO: SPDIF ou HDMI.
CONFIGURAR ALTO-FALANTES: 5.1.
• Itens relativos ao receptor, tudo desabilitado, em seguida, abilitar um de cada vez
DISPOSITIVO DE SAÍDA DE ÁUDIO: WASAPI - dispositivo SPDIF ou HDMI
DISPOSITIVO DE SAÍDA PASSTHROUGH: WASAPI - dispositivo SPDIF ou HDMI

NOTA IMPORTANTE: - Permita que apenas, no Itens relativos ao receptor, formatos relevantes em que você deseja Bitstream para o seu AVR, contudo, primeiro garanta que o seu hardware suporta estes formatos. Verifique os formatos suportados no Windows, como mostrado na Seção 3, e só tenha os formatos listados na caixa de formatos codificados ativados no XBMC. Se você tem formatos habilitados no XBMC, tais como os formatos de áudio HD TrueHD e DTS-HD selecionados, os quais seu hardware / drivers não suportam (formatos não apresentadas em formatos suportados, consulte a Seção 3), então a reprodução de qualquer arquivos de vídeo ou será em um nível muito baixo de quadros por segundo (FPS baixo) ou vai “trepidar”.

[Image: TSOVXJt.jpg]

Seção 5. Verifique as configurações de vídeo no XBMC

AJUSTES -> VÍDEO -> EXECUÇÃO

NOTA IMPORTANTE: - Essas mudanças são apenas para fins de teste, a fim de eliminar essas configurações como uma possível causa de problemas, isso não é uma orientação de como as coisas devem ser definidas em circunstâncias normais. Se o teste com essas configurações não apresenta qualquer diferença, então elas podem ser configuradas de volta para o que você escolheu.

Certifique-se de que PERMITIR ACELERAÇÃO POR HARDWARE (DXVA2) está desativado e selecione SOFTWARE como MÉTODO DE RENDERIZAÇÃO.

Certifique-se de que SINCRONIZAR REPRODUÇÃO COM A EXIBIÇÃO está desativado (isso pode ser uma causa de distorção se estiver usando um dispositivo WASAPI pois isso pode causar interferência na transmissão de áudio).

[Image: 5ejgb78.jpg]

AJUSTES -> SISTEMA -> SAÍDA DE VÍDEO

Certifique-se de que USAR JANELA MAXIMIZADA AO INVÉS DE TELA CHEIA está desativado.


Seção 6. Problemas com guisettings.xml (Analógico / SPDIF / HDMI)

Se você tiver atualizado de uma versão anterior do XBMC então os problemas às vezes podem ocorrer com o guisettings.xml
Localização - No Windows, em um Explorer aberto, digite %appdata% na caixa de endereço, então navegue até a pasta XBMC e, em seguida, abra sub pasta Userdata.

1. Com XBMC fechado, renomear o guisettings.xml para algo como old-guisettings.xml, não importa para o que você renomear a isso, pois só está sendo feito para manter uma cópia de segurança para reversão posterior.

2. Inicie XBMC para criar um novo guisettings.xml e digitar as configurações novamente.

Nota – Isto irá definir toda as configurações do arquivo guisettings.xml para o padrão inicial.


Seção 7. Volume reduzido para saída de áudio PCM em comparação com os formatos de Passthrough (Analógico / SPDIF / HDMI)

Há um problema conhecido com o GUI XBMC em não relatar a definição do volume corretamente, podendo causar problemas quando o XBMC está lidando com dados PCM.

Na pasta Userdata abrir o arquivo guisettings.xml e procurar algo como:

Code:

<audio>
<mute>false</mute>
<fvolumelevel>1.000000</fvolumelevel>
</audio>

Se fvolumelevel for algo diferente de 1.000000, então edite o arquivo guisettings.xml e altere para este valor e salve o arquivo guisettings.xml.

Observação - Formatos Passthrough como DTS ou DD não são afetados, pois controle de volume não pode ser aplicada a eles. Este problema só se aplica quando o áudio é decodificado para PCM de arquivos como MP3, FLAC. Esse problema também se aplica a casos de transcodificação, por exemplo, DTS para DD, já que a trilha DTS é primeiramente decodificada para PCM antes de ser codificado para DD.


Nota: Traduzido de http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=146911
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)